//

Cientistas chineses concebem nave espacial que transforma lixo em combustível

1

ESA

-

Investigadores da Universidade de Pequim, na China, apresentaram o que acreditam ser uma das soluções para a grande quantidade de detritos espaciais, que colocam em risco a integridade física de uma missão espacial: uma nave capaz de transformar lixo em combustível.

O veículo utiliza uma rede de captação através do qual recolhe lixo do espaço e usa esses detritos como combustível para continuar a funcionar.

As vantagens deste mecanismo vão mais longe do que apenas aumentar a segurança das viagens espaciais: permite que a nave continue a viajar por tempo indeterminado.

O ponto-chave do veículo chinês é a capacidade de lidar com pedaços menores de lixo, uma vez que as missões espaciais actuais já têm dispositivos a laser capazes de destruir grandes blocos de detritos no seu caminho.

No processo inventado pelos cientistas chineses, os detritos recolhidos são colocados numa espécie de tubo, e desintegrados para reduzir o seu tamanho.

Os detritos passam então por um moinho, que os pulveriza e transforma numa poeira fina, sendo então aquecidos e enviados para um sistema que separa os iões carregados positiva e negativamente.

MIT Technology Review

Esquema de funcionamento do dispositivo criado pelos cientistas chineses

Esquema de funcionamento do dispositivo criado pelos cientistas chineses

Seguidamente, os iões de carga positiva são enviados para um campo eléctrico que aumenta a sua carga energética para gerar impulsão.

A massa de iões negativos é expelida novamente em direcção ao espaço.

De acordo com o MIT Technology Review, o veículo não usará combustíveis propelentes, mas terá necessidade de alguma fonte de energia primária para que o moinho responsável por processar os detritos possa funcionar.

Tal poderia ser obtido através de uma combinação entre energia nuclear e solar, o que levanta algumas questões de segurança.

Com efeito, causa alguma apreensão imaginar um veículo movido a energia nuclear em órbita da Terra – principalmente porque, como é sabido, tudo o que sobe, mais cedo ou mais tarde desce.

Canaltech

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.