/

Cientistas captam pela primeira vez imagens do “diabo negro do mar”

Cientistas do Monterey Bay Aquarium Research Institute, na Califórnia, conseguiram filmar um exemplar do misterioso “diabo negro do mar”, uma espécie de peixe de águas profundas, conhecida pelo nome científico de Melanocetus johnsonii.

Segundo os investigadores do MBARI, esta foi a primeira vez que este estranho, pequeno animal foi filmado no seu habitat natural. O peixe pode chegar a viver a 3 mil metros de profundidade.

O exemplar filmado é uma fêmea de 9 centímetros que se encontrava a cerca de 600 metros da profundidade no desfiladeiro submarino de Monterrey, na costa californiana.

Segundo a BBC, as imagens foram gravadas pelo “Don Ricketts”, um veículo submarino operado remotamente .

O “diabo negro do mar” tem uma antena que se ilumina graças a bactérias bioluminescentes, o que o ajuda a atrair as suas presas, que são atraídas para temíveis mandíbulas repletas de dentes afiados.

As fêmeas podem medir até 20 centímetros, enquanto o macho, que se acopla à companheira como um parasita, é dez vezes menor e não pode sobreviver sozinho.

Para os que assistiram ao filme À Procura de Nemo, da Disney/Pixar, este peixe é conhecido: aparece numa cena a perseguir os protagonistas da animação.

DR Disney / Pixar

O "diabo negro do mar" é um dos personagens de "À Procura de Nemo"

O “diabo negro do mar” é um dos personagens de “À Procura de Nemo”

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.