/

Cientistas batem recorde de distância em teletransporte quântico

Verma / NIST

-

Recorrendo à fibra óptica, cientistas do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos Estados Unidos (NIST, na sigla em inglês) quebraram o recorde de distância percorrida por um teletransporte quântico.

Desta vez, os investigadores conseguiram que os fotões percorressem 63 milhas (cerca de 100 km) de fibra óptica – quatro vezes mais longe do que o recorde anterior.

Nestes casos, de acordo com os investigadores, 99% dos fotões perdem-se no caminho e nunca completam o percurso – e é por isso que, na realidade, os méritos da quebra do recorde são dos novos detetores, que conseguem interpretar informações até mesmo do fraco sinal luminoso do fotão solitário.

Estes detetores avançados de um fóton único são compostos por fios supercondutores de molibdénio silicieto que tinham cerca de 150 nanómetros de largura e arrefecido a cerca de -272ºC, ou cerca de 1 grau acima do zero absoluto.

Os resultados foram publicados na semana passada na revista Optica.

O teletransporte quântico depende da captura de pormenores fundamentais de um objeto – os seus “estados quânticos” – para transmitir instantaneamente esta informação de uma área para outra e recriar o objeto noutro lugar pré-determinado.

Apesar de parecer pouco, o sucesso desta experiência pode ser um marco para a computação quântica – ainda falta um longo caminho, mas a quebra do recorde é um pequeno passo que sinaliza que estão a ser feitos avanços.

Atualmente, os físicos não podem transportar matéria – por exemplo, um ser humano – instantaneamente, mas podem usar o teletransporte quântico para transmitir informações de um lugar para outro.

A longo prazo, esta técnica poderia vir a competir com as ligações convencionais à Internet, que já utiliza milhares de quilómetros em cabos para ligar dispositivos por todo o mundo. Um dia, talvez, o teletransporte quântico possa chegar perto disso.

ZAP / REL / HypeScience

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.