/

Cientista cria teste inédito que detecta VIH logo após a infecção

(dr) Joan Costa / CSIC

A cientista brasileira Priscila Kosaka

A cientista brasileira Priscila Kosaka

Uma cientista brasileira criou um teste revolucionário, que pode dizer se uma pessoa está contaminada logo na primeira semana em que se infectou.

A cientista Priscila Kosaka faz parte de uma equipa de cientistas do Conselho Nacional de Investigação da Espanha (CSIC), que desenvolveu um biossensor rápido para diagnosticar a infecção pelo VIH.

O exame que existe atualmente só deve ser feito após um mês de exposição a alguma situação de risco, como sexo sem preservativo ou partilha de agulhas – período em que o corpo ainda não produziu anticorpos suficientes para serem encontrados.

Há duas maneiras de se detectar o VIH no sangue. A primeira é a partir da identificação do RNA viral com testes de amplificação de ácido nucleico. Com este exame – que apesar de ser muito exacto, é extremamente caro – existe um limite de detecção de 20 a 35 cópias de RNA por mililitro de sangue, uma concentração que pode ser encontrada duas semanas após a infecção.

A segunda técnica consiste em detectar uma proteína do VIH-1, a p24, quando alcança 10 picogramas por mililitro de sangue. Essa concentração pode ser atingida aproximadamente entre três e quatro semanas após a infecção.

O que Kosaka e outros cientistas fizeram foi pegar neste último teste e melhorá-lo. No novo exame, o soro (material obtido a partir da coagulação do sangue) é depositado no biossensor, que já está preparado para encontrar qualquer partícula de proteína p24.

“O sensor é como um trampolim. Vibra com uma determinada frequência quando há algo sobre ele”, explica Priscila Kosaka, em entrevista a EXAME.com. Assim, possível medir a massa das proteínas. Depois, são colocadas sobre o sensor nanopartículas de ouro.

“Elas possuem ressonâncias ópticas que fazem as proteínas brilhar”, diz Kosaka.

De acordo com a cientista, a combinação da estrutura mecânica do biossensor com as nanopartículas de ouro faz com que o exame seja 100 mil vezes mais sensível à proteína p24 do que o teste tradicional.

“A especificidade é tão alta que a taxa de erro é quase mínima“, adianta a especialista.

Todo esse processo demora menos de cinco horas para estar concluído e os resultados clínicos podem ser obtidos no mesmo dia.

Além de pacientes, que poderão detectar o VIH e começar mais cedo o tratamento, o teste vai ajudar os bancos de sangue, já que os doadores contaminados há menos de um mês não conseguem detetar o vírus.

“A nossa tecnologia irá evitar que outra pessoa receba sangue contaminado”, diz Priscila, sublinhando que, apesar de ainda não saber quanto é que o teste irá custar, o objetivo é que seja barato.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.