Ciência explica porque somos atraídos por rostos bonitos

@KateUpton / Twitter

Katherine Elizabeth "Kate" Upton, modelo e actrz americana, apanhada na rede

Uma nova pesquisa sugere que o nosso cérebro nos recompensa quando olhamos para esse tipo de rostos.

É verdade que a beleza está nos olhos de quem a vê, ou seja, podemos achar alguém muito atraente e o resto das pessoas não achar o mesmo.

Porém, não há dúvida de que alguns rostos são bonitos e ponto final. E geralmente, nesses casos, é muito difícil conseguir desviar o olhar.

O porquê de isto acontecer foi o que tentou explicar Olga Chelnokova, da Universidade de Oslo, na Noruega. A investigadora decidiu explorar como é que o nosso sistema visual é capaz de dirigir a atenção para certas informações de um rosto.

A investigação chegou à conclusão que a evolução tornou os seres humanos especialistas em rostos, isto porque basta um rápido olhar para conseguirmos saber várias informações sobre a pessoa como, por exemplo, se é homem ou mulher e se está feliz ou chateado.

A análise revelou que o sistema de recompensa do cérebro se intromete bastante na avaliação que fazemos do nível de atração das outras pessoas.

“O sistema de recompensa está relacionado com a experiência de prazer quando, por exemplo, desfrutamos de uma comida saborosa ou ganhamos a lotaria. Acontece exatamente a mesma situação quando olhamos para um rosto bonito”, explica.

No seu estudo, Chelnokova e o resto da equipa pediram aos participantes que observassem imagens de rostos pré-classificados como mais atraentes, intermediários ou menos atraentes. Essa análise foi feita depois de os participantes receberem uma pequena dose de morfina, droga que estimula esse sistema de recompensa.

“Os participantes classificaram os rostos mais atraentes como ainda mais atraentes e estavam dispostos a olhar para a fotografia por um longo período de tempo. É importante salientar que observamos comportamentos opostos quando bloqueamos o sistema de recompensa com outra droga. Por exemplo, os participantes deram notas mais baixas para rostos mais atraentes”, afirma a investigadora.

Não houve, no entanto, um efeito significativo quando os participantes tiveram de avaliar imagens de rostos intermédios ou menos atraentes.

Chelnokova afirma, no entanto, que o sistema de recompensa dá apenas uma resposta imediata, isto é, um prazer extra, que não determina o nosso comportamento a longo prazo.

“Por exemplo, não podemos comer chocolate o tempo todo porque não é saudável. Da mesma forma, há muitos fatores que contribuem para um bom relacionamento, muito mais importantes do que a atração facial”, justifica.

Estudos anteriores já tinham ligado o sistema de recompensa do cérebro com a nossa experiência da beleza facial dos outros.

Os cientistas digitalizaram o cérebro dos participantes enquanto eles analisavam fotografias de vários rostos, mostrando que a visualização passiva de rostos bonitos aumentava a atividade do sistema.

HypeScience

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.