Ciência explica como é que as mulheres conseguem brilhar na pista de dança

2

DançaBalançar as ancas, movimentar assimetricamente as pernas e os braços. Eis os requisitos-chave para que uma mulher impressione na pista de dança, de acordo com um novo estudo científico.

Investigadores da Universidade de Northumbria (NU), no Reino Unido, debruçaram-se sobre o que faz com que uma mulher seja considerada uma boa dançarina. Isto depois de terem feito uma pesquisa anterior, sobre dança masculina, em que concluíram que os melhores bailarinos foram os que mais mexeram o pescoço e o torso.

Ancas, coxas e braços

Para esta nova investigação, publicada no jornal Scientific Reports, tiveram por ponto de partida que a dança está especialmente associada a “contextos de namoro” e que fornece informações que podem ser “úteis para potenciais parceiros”, procurando assim perceber quais são “os movimentos que discriminam a dança de qualidade feminina”.

Assim, notaram que há “três tipos de movimentos” que, de forma independente, relevam “maior qualidade na dança feminina”, designadamente “melhor balanço de ancas, mais movimentos assimétricos das coxas e níveis intermédios de movimentos assimétricos dos braços”, apontam os autores do estudo.

“O mover das ancas é um traço que identifica o movimento feminino”, sublinham os investigadores, notando que o movimento assimétrico dos membros também pode ser um sinal de “bom controle motor”.

DR Northumbria University

Em a) os movimentos das más dançarinas; em b) os movimentos que definem uma boa dançarina.

Em a) os movimentos das más dançarinas; em b) os movimentos que definem uma boa dançarina.

Para chegar a estas conclusões, os investigadores registaram os movimentos de 39 mulheres, com idades entre os 18 e os 30 anos, a dançarem a um ritmo de bateria de 125 batidas por minuto.

Os padrões dos movimentos das dançarinas foram então simulados em computador sob a forma de 39 avatares, e um grupo de 200 pessoas observou estes avatares, em vídeos de 15 segundos, classificando os respectivos passes de dança.

Os investigadores constataram que as melhores classificações exibiram os já referidos três tipos de movimentos. Pode ver no vídeo que se segue o avatar de uma mulher que foi catalogada como boa dançarina

E a seguir o vídeo do avatar de uma mulher que foi classificada como má dançarina

Atrair homens e exibir-se a outras mulheres

O líder da investigação, Nick Neave, professor de psicologia na NU, explica ao jornal The Guardian que “as mulheres dançam para atrair os homens, mas todas dançam para mostrarem a outras mulheres quão boas são”.

“A forma como te mexes está muito crucialmente associada com a tua saúde, o teu estatuto hormonal e a tua personalidade e também, possivelmente, com coisas como a inteligência e a criatividade”, acrescenta o professor.

“Tu estás a ver alguém a mexer-se e és capaz de interpretar muito sobre essa pessoa pela forma como ela se movimenta”, conclui Nick Neave.

O estudo está, contudo, a receber algumas críticas por ter tido em conta, apenas, a perspectiva ocidental da dança, nota a bailarina e investigadora em dança e evolução humana Bronwyn Tarr.

“O que conta como dança apelativa difere, em certo grau, do contexto cultural“, diz a investigadora, referindo-se por exemplo às realidades africanas.

SV, ZAP //

2 Comments

  1. Será necessário algum estudo científico sobre isto? Qualquer homem excluindo aqueles que se excluíram de pertencer à mesma classe saberão por natureza apreciar um belo corpo de mulher qualquer que seja a dança!.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.