Cidade evacuada devido a incêndio no Canadá

(cv) Euronews / YouTube

-

Toda a população da cidade canadiana de Fort McMurray, na província de Alberta, no Canadá, teve que abandonar a cidade devido a um incêndio florestal. Esta quinta-feira, foi declarado estado de emergência na província de Alberta.

De acordo com a BBC, 88 mil habitantes viram-se obrigados a abandonar as suas casas enquanto as chamas avançavam sobre a cidade, que é a porta de entrada para a região das Areias Betuminosas, onde se explora petróleo.

O aviso de evacuação obrigatória da metade sul de Fort McMurray, no norte da província de Alberta, foi emitido às 18h20 de terça-feira (1h20 de quarta-feira em Lisboa) pelas autoridades canadianas, devido a um grande incêndio florestal que chegou às habitações.

“O incêndio está a progredir rapidamente” para o norte da cidade, referem os serviços de emergência de Alberta, que declararam a evacuação obrigatória depois de o incêndio deflagrado numa floresta ter destruído alguns edifícios da cidade, como casas, bombas de gasolina e um hotel.

O incêndio começou no domingo, mas ganhou força na terça-feira, quando o fogo se propagou com o vento e, segundo o chefe dos bombeiros, tomou proporções “nunca antes vistas”. O governo solicitou reforço para combater as chamas, inclusive com o auxílio de helicópteros.

Até o momento não há registo de feridos.

As principais ruas da cidade ficaram bloqueadas devido ao grande fluxo de carros que tentavam deixar o local. Muitos moradores fugiram para o norte depois que as chamas levaram ao bloqueio da via que leva ao sul.

Alguns voos do aeroporto de Fort McMurray foram cancelados: “Esta é a maior evacuação que já fizemos na história do estado”, disse a autarca de Alberta, Rachel Notley.

ZAP / Lusa / Agência Brasil / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.