Cidade chinesa vai ser a primeira com carros robô sem condutor

1

Baidu

A Baidu está a desenvolver um sistema de inteligência artificial para comandar carros sem condutor

A Baidu está a desenvolver um sistema de inteligência artificial para comandar carros sem condutor

A empresa de tecnologia chinesa Baidu, dona do segundo maior motor de buscas do mundo, revelou um plano para permitir que carros sem condutor circulem livremente por toda uma cidade.

O plano de cinco anos prevê uma introdução lenta de carros, carrinhas e autocarros autónomos na cidade de Wuhu, no leste do país.

Inicialmente, estes veículos não levarão passageiros. As viagens em zonas de teste determinadas na cidade servirão para refinar a tecnologia.

Ao longo do tempo, essas zonas devem ser expandidas e passageiros poderão seguir nos veículos.

A ideia é que Wuhu, com aproximadamente 700 mil habitantes, seja a primeira cidade do mundo a adotar a direção autónoma, defende Wang Jing, o encarregado do programa de carros sem condutor da Baidu.

“Essa é a primeira cidade corajosa, ousada e inovativa o suficiente para testar a direção autónoma”, afirmou o responsável ao programa BBC Click.

Direção eficiente

Wang Jing afirma que a primeira fase do teste deve durar cerca de três anos e envolver áreas restritas da cidade, onde autocarros, carrinhas médias e carros serão testados.

Depois de três anos, essas áreas serão expandidas e o serviço será comercializado para cerca de três milhões de habitantes de Wuhu.

Ao fim de cinco anos, toda a cidade será aberta para a circulação de veículos sem condutor em conjunto com carros, camiões e autocarros com condutor.

Jing descreve que a cidade quer usar veículos robôs porque são uma maneira eficiente para transportar pessoas e mercadorias.

Segundo o empresário, o modelo atual – em que várias famílias possuem carros – é um desperdício de recursos porque muitos desses veículos passa a maior parte do tempo parados. Carros robôs, segundo Wang Jing, seriam usados de forma muito mais intensa.

Expansão

Um estudo divulgado recentemente afirmou que o uso generalizado de carros sem condutor geraria congestionamentos.

O estudo do grupo de contabilidade KPMG sugere que os carros robôs passariam a ser usados por segmentos da população que normalmente não usam carros, como os jovens e os idosos, o que aumentaria consideravelmente o número de carros nas ruas.

Wang Jing espera que o teste na cidade de Wuhu dê origem a mais projetos semelhantes em outros lugares.

“Estamos a tentar passar a experiência e dados para o governo central para que possam ver os benefícios. Isto tornará mais fácil para nós levar o projeto para outras cidades na China. Esperamos que seja um ponto de início para levar isso para outros países”, explica.

A Baidu é reconhecida por trabalhar com a montadora alemã BMW no desenvolvimento de sistemas de controlo para veículos automatizados.

O carro que surgir desta parceria e outros veículos desenvolvidos pela montadora chinesa Chery devem ser usados no teste em Wuhu.

Muitas empresas de tecnologia, incluindo a Google, e montadoras por todo o mundo também estão a trabalhar em tecnologia de controlo carros autónomos.

ZAP / BBC

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.