/

Cidadãos juntam-se a cientista português para jogar contra o cancro

 

O cientista português Carlos Caldas vai recorrer a um modelo de “crowd science”, pesquisa científica com colaboração de pessoas comuns, para o ajudar na investigação do cancro da mama, através de um jogo de telemóvel lançado esta terça feira, anunciou a fundação Cancer Research UK.

De acordo com esta entidade britânica, que investe milhões de euros na investigação sobre o cancro, o jogo é o primeiro do género a nível mundial e vai ajudar “pessoas de todo o mundo a auxiliar os cientistas a decifrar dados genéticos” de modo a “encontrarem respostas a algumas das perguntas mais difíceis sobre o cancro”.

O jogo, chamado “Play for Cure: Genes in Space” (“Jogue para Curar: Genes no Espaço”), consiste na condução de uma nave a alta velocidade entre asteróides, com o objectivo de recolher um material chamado “Elemento Alfa”.

Ao mesmo tempo, ajuda os cientistas a analisarem informação gerada por uma tecnologia chamada “microarray” de genes, que é usada para tentar identificar, nos nossos genomas, regiões anormais como as encontradas em diferentes cancros.

Cambridge News

O cientista português Carlos Caldas, da Universidade de Cambridge

O cientista português Carlos Caldas, da Universidade de Cambridge

O espaço recriado no jogo são amostras de cancro, e o percurso da nave tem por objectivo detectar alterações genéticas, que possam contribuir para decifrar as causas do cancro e ajudar os cientistas a desenvolver melhores medicamentos.

Mais do que prevenção ou sensibilização do tema para o público jovem, Carlos Caldas considera este jogo um exemplo de “ciência do cidadão”, em que pessoas comuns em grupo ajudam investigadores a analisar informação importante para a ciência.

O mais conhecido projecto de “crowd science” é o SETI@home, da Universidade de Berkeley, no qual os cidadãos instalam no seu computador um programa que recolhe pela internet, analisa e devolve pedaços de informação, de entre a enorme quantidade de dados obtidos pelos telescópios do SETI, o programa de procura de sinais de vida inteligente no universo fundado por Frank Drake e Carl Sagan.

O português, investigador e professor na Universidade de Cambridge, disse à agência Lusa esperar que os resultados de outros projetos de “ciência cidadã” se repitam e contribuam para o seu trabalho sobre o cancro da mama.

Carlos Caldas já está envolvido num outro projeto de “ciência do cidadão”, o “Google Cell Slider“, lançado em outubro de 2013 e que já permitiu reduzir de 18 para apenas três meses, o tempo gasto por investigadores na análise de um subconjunto de amostras de cancro da mama, ao pôr mais de 200 mil pessoas a classificar perto de dois milhões de imagens de cancro.

E então, quer ser um herói da ciência? Aliste-se já, aqui: Play to Cure: Genes in Space

AJB, ZAP c/ Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.