/

Ciclistas mais rápidos são mais atraentes

1

malias / Flickr

-

Investigadores suíços avançam que ciclistas mais rápidos são vistos como mais atraentes.

O estudo, publicado no Royal Society Journal, teve a participação de 800 pessoas, entre homens e mulheres, às quais lhes foi pedido que dessem notas sobre o grau de atracção física de 80 ciclistas profissionais que tinham participado na Tour de France, em 2012.

O vencedor da prova nesse ano, o britânico Bradley Wiggins, não foi incluído no estudo.

No estudo, a atracção pelos ciclistas foi medida apenas pela aparência das suas caras. Aos entrevistados que conhecessem previamente os atletas ou soubessem já o seu desempenho na competição, as suas notas não eram válidas.

Erik Postma, do Instituto de Biologia Evolucionária da Universidade de Zurique, comparou as notas dos entrevistados com o desempenho dos ciclistas nos treinos e na prova em si – onde os atletas tinham de percorrer mais de 3 mil quilómetros.

“Para minha surpresa inicial, encontrámos uma grande relação entre os dois factores,” disse à BBC.

“Quando analisamos os 10% melhores e os comparamos com os 10% piores, descobrimos que são, em média, 25% mais atraentes”.

Para os cientistas, a pesquisa indica que os humanos evoluíram para reconhecer desempenho atlético através de traços faciais.

Evolução

Biólogos evolucionistas defendem que as mulheres escolhem normalmente parceiros com base em indícios de que poderão ser bons pais ou transmitir uma boa carga genética.

Entre esses elementos estariam também as condições de saúde e a preparação física.

Segundo Postma, os cientistas desconhecem a razão pela qual os participantes conseguiram identificar nos atletas traços faciais que pudessem dar indícios sobre as suas capacidades desportivas.

Postma e sua equipa concluíram ainda que as mulheres que tomavam pílulas anticoncepcionais quando foram entrevistadas mostraram menos capacidades em ligar a atracção física ao desempenho atlético.

“Outras pesquisas em geral, apontam que as mulheres que tomam pílula têm menor preferência por rostos masculinos, e nosso estudo confirma isto: estas mulheres não se sentem muito atraídas pelos ciclistas rápidos”, disse Postma.

O estudo concluiu também que, no geral, os homens tiveram opiniões semelhantes às das mulheres e mostraram a sua preferência pelos ciclistas mais rápidos.

Segundos os investigadores, apesar de afirmarem ter dificuldades em indicar outro homem bonito, os homens tem uma capacidade inerente de julgar a beleza de outros homens para poder identificar os seus rivais.

ZAP / BBC

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.