Chuva forte e trovoada até quinta-feira

familymwr / Flickr

-

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera elevou o aviso de riscos causados pelo mau tempo, devido a chuva forte e trovoada, em oito distritos, passando-o para laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro.

De acordo com o IPMA, os distritos de Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso laranja até quinta-feira, devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes e que poderão ser pontualmente acompanhados de trovoada.

Nos distritos do Porto, Viana do Castelo e Braga, o aviso laranja vigora até às 09h00 de quinta-feira, enquanto nos distritos de Viseu, Vila Real, Leiria, Aveiro e Coimbra vigora até às 12h00 de quinta-feira.

Ao início da tarde desta terça-feira, os oito distritos já estavam sob aviso laranja.

Porto, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro e Coimbra estão ainda sob alerta amarelo devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com quatro a cinco metros até às 12h00 de quinta-feira.

Bragança, Guarda, Santarém e Castelo Branco estão sob aviso amarelo, vigorando o alerta para Bragança até às 09h00 de quinta-feira, e na Guarda, Santarém e Castelo Branco até às 12h00 de quinta-feira.

O distrito de Lisboa está em alerta amarelo até às 15h00 de quarta-feira e o distrito de Portalegre até às 18h00 de quarta-feira.

O aviso laranja é emitido quando o IPMA considera que a situação meteorológica integra um risco moderado a elevado, enquanto o amarelo identifica risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

Entretanto, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) emitiu hoje ao início da tarde um aviso à população na sequência das previsões de agravamento das condições meteorológicas em todo o país, com chuva e aguaceiros, por vezes fortes, nos próximos dias.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.