Chuva continua pelo menos até domingo

an untrained eye / Flickr

-

O estado do tempo em Portugal continental vai continuar instável, com chuva e sol, pelo menos até domingo, dia 28, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Para esta segunda-feira, 17 distritos estão sob aviso amarelo.

Em declarações à agência Lusa, a meteorologista Joana Sanches adiantou que a chuva e as trovoadas vão continuar.

O IPMA emitiu um aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, para 17 distritos do continente, devido a aguaceiros fortes e acompanhados de trovoada até às 21h.

Em vigor desde as 8h, os avisos amarelos dizem respeito aos distritos de Bragança, Viseu, Évora, Porto, Guarda, Vila Real, Setúbal, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Braga.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA quando há risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica, tais como a pesca.

“A situação de aguaceiros, por vezes fortes, e condições favoráveis à ocorrência de trovoadas, vão manter-se até às 22h de hoje”, salientou, acrescentando que na terça-feira o dia será idêntico.

De acordo com Joana Sanches, a tendência para os próximo dias é uma alternância entre chuva e sol.

“Em princípio, vamos ter uma melhoria no dia 25, quinta-feira, depois volta a chover e a partir de dia 28 poderá melhorar novamente“, disse.

O IPMA prevê para hoje no continente períodos de céu muito nublado, aguaceiros, por vezes fortes, em especial nas regiões norte e centro, condições favoráveis à ocorrência de trovoada, vento em geral fraco do quadrante oeste, neblina matinal e descida da temperatura máxima, em especial nas regiões norte e centro.

Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, aguaceiros, em geral fracos e vento fraco a moderado do quadrante oeste.

Para os Açores, períodos de céu muito nublado, com abertas a partir da tarde, aguaceiros fracos, mais frequentes na madrugada e manhã e vento nordeste fresco a muito fresco com rajadas até 65km/h.

Quanto às temperaturas, em Lisboa, Viana do Castelo, Braga, Coimbra e Ponta Delgada prevê-se uma máxima de 22ºC, no Porto, Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores 21ºC, Castelo Branco, Portalegre e Leira 23ºC, Évora, Beja e Funchal 25ºC, Guarda 15ºC, Viseu 18ºC e Faro 24ºC.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.