/

China e Brasil lançam satélite conjunto após projeto fracassado

INPE

-

O satélite sino-brasileiro CBERS-4 foi lançado hoje a partir da base chinesa de Taiyuan, no norte do país asiático, como parte do programa de cooperação entre ambos os países, um ano depois do fracasso do projeto CBERS-3.

Segundo confirmou hoje o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) brasileiro, o satélite foi lançado ao espaço às 11:26 (03:26 em Lisboa) e entrou em órbita 12 minutos depois do lançamento.

No lançamento do CBERS-4 em Taiyuan, a cerca de 700 quilómetros de Pequim, estiveram presentes o ministro da Ciência, tecnologia e Inovação, Clelio Campolina Diniz, o diretor do INPE, Leonel Perondi, e o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), José Raimundo Coelho, segundo comunicado da instituição brasileira citado pela agência Efe.

Os dados gerados pelo satélite serão usados para monitorizar a desflorestação, a expansão da agricultura e o crescimento das cidades.

Este é o quinto equipamento sino-brasileiro, e teve a produção adiantada após a falha na tentativa de levar para o espaço o CBERS-3, em dezembro de 2013, que não alcançou velocidade e alturas suficientes.

INPE

O satélite cino-brasileiro CBERS-4

O satélite cino-brasileiro CBERS-4

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.