/

China desbloqueia Internet para jornalistas durante Mundiais de Atletismo

1

A China anunciou esta quarta-feira que vai desbloquear as páginas Google, Facebook, Twitter e Youtube, em Pequim, para que os jornalistas acedam às redes sociais durante a cobertura dos Campeonatos do Mundo de Atletismo de 2015.

Tal como tinha acontecido durante os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, a capital chinesa terá uma rede especial para os jornalistas, para evitar que os seus trabalhos sejam prejudicados pelos atuais bloqueios.

Em 2008, o desbloqueio foi apenas parcial, pelo que atletas e jornalistas apresentaram algumas queixas por não conseguirem aceder a algumas páginas.

Ainda em março deste ano, Wang Hui, representante da China para a candidatura aos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, garantiu que, caso o evento se realizasse no país, o acesso à Internet seria mais livre.

Para aceder à rede nos Campeonatos do Mundo de Atletismo, é necessário introduzir os códigos que estão presentes nas acreditações pessoais dos jornalistas, pelo que os cidadãos chineses continuarão impedidos de entrar nas redes sociais.

Apesar de ser um dos países com maior quantidade de internautas, a China é também um dos países onde existe maior controlo dos conteúdos online.

Caso disso foi o episódio, em 2014, no qual as autoridades chinesas ordenaram às principais páginas web de reprodução de vídeos, que retirassem as séries norte-americanas “The Big Bang Theory”, “The Good Wife”, “NCIS” e “The Practice”.

Os campeonatos do Mundo, na capital chinesa, realizam-se entre 22 e 30 de agosto.

ZAP / Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.