China corta 70% dos salários aos directores das empresas públicas

1

天下文章一大抄 / Wikimedia

Congresso do Partido Comunista da China

Congresso do Partido Comunista da China

O governo chinês decidiu cortar os salários dos executivos das empresas estatais, em mais uma medida para tentar reduzir a insatisfação popular acerca das desigualdades sociais no país, anunciou hoje a imprensa oficial.

Os cortes poderão chegar aos 70% e, segundo adiantaram alguns jornais, provavelmente será estabelecido um tecto anual de 600.000 yuan (cerca de 73.000 euros), o que corresponde a cerca de dez vezes mais do que o salário médio em Pequim.

A decisão, tomada sexta-feira pelo Politburo do Partido Comunista Chinês (PCC), prevê também restrições quanto ao uso de viaturas oficiais, recepções, dimensão dos gabinetes e viagens, dentro e fora da China.

No topo de algumas empresas estatais, “há executivos com um rendimento anual de milhões de yuan e que têm ainda os privilégios dos altos funcionários da administração pública”, diz o China Daily.

Oficialmente, a China é “um estado socialista liderado pela classe trabalhadora” e as empresas estatais, que constituem o sector dominante da economia, são “propriedade de todo o povo”.

Cerca de uma centena das maiores empresas estatais chinesas são directamente tuteladas pelo Conselho de Estado, o executivo do governo central, através de um organismo chamado SASAC, cujo anterior presidente, Jiang Jiemin, está preso por corrupção.

Desde que assumiu o poder, em novembro de 2012, a nova liderança do PCC, encabeçada pelo secretário-geral do partido e Presidente da República, Xi Jinping, prometeu atacar as principais causas de descontentamento popular, nomeadamente a corrupção, as desigualdades sociais e a poluição.

Em julho passado, pela primeira vez na história da República Popular da China, a Comissão Central de Disciplina do PCC anunciou que um antigo membro do Comité Permanente do Politburo, Zhou Yongkang, estava a ser investigado por suspeita de corrupção.

/Lusa

1 Comment

  1. medida que devia existir neste “país sem futuro”!!!!!… querias, não povo otário?!! democracia é: miséria para o povo… fartura para os políticos e seus lacaios e favorecimento do ultra-capitalismo a que chamam neoliberalismo, aos corruptos (com p, não é? ) …já nem sei como se escreve com o novo idioma de “pretuguês-maning-de-bué”… …….desculpem!!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.