/

Chegou ao fim a epidemia de Ébola no Mali

O Governo do Mali e as Nações Unidas anunciaram este domingo que o país está livre do Ébola, depois de terem sido registados 42 dias sem novos casos confirmados do vírus. 

“Declaro este dia o dia do fim do vírus do Ébola no Mali”, disse o ministro da Saúde do país, Ousmane Kone, citado pela agência France-Presse.

O responsável máximo da delegação das Nações Unidas no país, Ibrahima Soce Fall, confirmou a informação avançada pelo Governo do Mali.

No passado dia 15, a Organização Mundial de Saúde expressou o seu optimismo face a indicadores recentes que demonstravam uma queda nos novos casos de infeção pelo Ébola nos três países da África Ocidental mais atingidos pelo vírus, a Guiné-Conacri, a Libéria e a Serra Leoa.

A Organização Mundial de Saúde anunciou planos para iniciar nas próximas semanas um ensaio maciço das vacinas contra o Ébola nos três países.

Prevê-se que participem cerca de 37 mil pessoas nas vacinações, que constituirão a terceira fase dos ensaios clínicos, que estão agora na sua primeira fase com as vacinas, VSV-ZEBOV, desenvolvida no Canadá, e ChAd-EBO, da farmacêutica GSK.

Até agora, um total de 21.296 pessoas foram infectadas com o Ébola desde o início do surto, há cerca de um ano, tendo 8.429 delas morrido, de acordo com os dados mais recentes da OMS.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.