/

Chegaram os primeiros robots que se auto-constroem

Quem nunca perdeu horas a montar aquele armário novo para a sala de estar ou o berço do primeiro filho? Se depender de um grupo de cientistas americanos, em breve a sua mobília vai poder montar-se sozinha, graças a robots modulares que se auto-constroem. 

Cientistas do MIT, o Massachusetts Institue of Technology, mostram os primeiros robots que se auto-configuram, de acordo com um determinado conjunto de funções pré-estabelecidas.

E como funcionam?

Batizados de M-block, estes robots são equipados com um pêndulo que consegue atingir 20 mil rotações por minuto. Quando o pêndulo pára, o movimento é transferido para o M-block, fazendo com que este se mova.

Ímans magnéticos especiais ajudam a fazer a “magia”, permitindo que os robots se “agarrem” uns aos outros na configuração geométrica que o utilizador pretender.

O magnetismo permite também que os blocos se movimentem de formas mais flexíveis, “saltando” por cima dos outros quando necessário.

As instruções e tarefas dos robots são configuradas num computador de controlo e enviadas por wi-fi para receptores nos M-block.

Este pode ser o princípio básico para muitas possibilidades de futuras aplicações para os M-blocks no quotidiano, como por exemplo, fabricar móveis modulares que se montem sozinhos.

Na conhecida saga Terminator, o Dia do Julgamento Final chega quando as máquinas, todas ligadas numa “Skynet”, se constroem a si próprias, em gerações com Inteligência Artificial cada vez melhor, até que finalmente ganham consciência.

Mas esse dia ainda vem longe. Para já estes auto-robots virão mesmo a jeito para nos ajudar a ter menos trabalho depois de uma visita ao IKEA.

Veja aqui como os auto-robots funcionam:

Adriano Padilha, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.