Chefe da polícia critica agentes que viraram costas ao Mayor de Nova Iorque

Tiocfaidh ár lá 1916 / Flickr

Polícias de Nova Iorque viram as costas ao seu Presidente da Câmara, Bill de Blasio

Polícias de Nova Iorque viram as costas ao seu Presidente da Câmara, Bill de Blasio

O chefe da polícia de Nova Iorque criticou hoje os agentes que viraram as costas ao presidente da câmara durante o seu discurso no funeral de um colega, admitindo que o conflito com o autarca vai continuar.

Numa entrevista na televisão, William Bratton classificou de “muito inapropriado” o gesto de um amplo grupo de agentes, que se virou de costas quando o mayor, Bill de Blasio, discursava no funeral de Rafael Ramos, um de dois polícias assassinados na semana passada em Brooklyn, Nova Iorque.

“Obviamente não apoio a ação deste sábado”, disse o chefe da polícia nova-iorquina, que lamentou que os agentes levassem o diferendo a um contexto como o funeral de um colega.

Bratton admitiu que o atual conflito que opõe os sindicatos da polícia e as autoridades da cidade se prolongue por algum tempo.

Nas últimas semanas, representantes policiais criticaram abertamente De Blasio, acusando-o de falta de apoio perante os protestos contra casos de violência.

@KevinCase / Flickr

Presidente da Câmara de Nova Iorque, Bill de Blasio

O presidente da Câmara de Nova Iorque, Bill de Blasio

Alguns polícias chegaram a acusar o autarca de ter “sangue nas mãos”, após o assassínio dos dois agentes, na semana passada, por um homem com problemas mentais que disse querer vingar a morte de afro-americanos, às mãos de agentes.

No entanto, Bratton considerou, numa outra aparição na televisão, que grande parte do conflito tem pouco a ver com “relações raciais na cidade” e mais com outros assuntos, nomeadamente as negociações dos salários do corpo policial.

O responsável também considerou que os problemas entre a polícia e algumas comunidades não se circunscrevem a Nova Iorque e estão relacionados, em grande medida, com dificuldades socioeconómicas.

“Neste momento somos a ponta do icebergue. Isto tem a ver com as taxas de pobreza, com a crescente disparidade entre ricos e pobres, e com o desemprego”, defendeu.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.