Chefe da mafia Totó Riina planeou matar Rudolph Giuliani

1DmkIIN / Wikimedia

-

Rudy Giuliani, procurador norte-americano e mais tarde presidente da Câmara de Nova Iorque (1994-2001).

O mafioso arrependido Rosario Naimo assegurou este sábado que, na década de oitenta, o chefe mafioso Totó Riina planeou o assassínio de Rudolph Giuliani, procurador norte-americano e mais tarde presidente da Câmara de Nova Iorque (1994-2001).

Segundo a comunicação social italiana, Rosario Naimo , que viveu durante anos nos Estados Unidos, recebeu a visita de um “homem de honra” siciliano, Benedetto Villico que lhe entregou uma carta de Totó Riina com a ordem para assassinar Giuliani e para o efeito entrar em contacto com um outro “capo” italo-americano da família Gambino, encarregado de executar as suas ordens.

Na mensagem, Rina ordena o homicídio de Rudolph Giuliani, conhecido então como o “procurador de ferro” e responsável por importantes investigações sobre narcotráfico e organizações criminais.

Segundo Naima, o objetivo de assassinar Giuliani era o de isolar o juiz anti-mafia Giovanni Falcone, que havia encontrado um “ótimo aliado” no procurador norte-americano e futuro presidente da Câmara de Nova Iorque.

O arrependido explicou que decidiu não concretizar a ordem de assassínio de Giuliani porque os efeitos colaterais desse ato “teriam sido enormes” nos Estados Unidos.

Giuliani colaborou e cooperou com o juiz Falcone, que foi assassinado juntamente com a mulher e três guarda-costas em Palermo em 1992, num atentado organizado pelo próprio Riina, de acordo com outro arrependido da Cosa Nostra, Tommaso Buscetta.

Naimo foi detido em Palermo, sul de Itália, em 2010, aos 65 anos, tendo feito diversas revelações aos procuradores que investigaram as relações entre a mafia e o Estado italiano na década de 1990.

O testemunho do arrependido foi utilizado como material probatório pela acusação.

Um ano após a morte de Falcone, a 15 de janeiro de 1993, Totó Riina foi detido fortuitamente numa rua de Palermo, na Sicília, depois de uma perseguição de mais de 20 anos.

Após a sua captura, Riina foi transferido para a cadeia de Uccidarone, em Palermo, onde passará o resto da vida. O seu poder na mafia continua a ser importante desde o interior da prisão.

A 08 de outubro de 1993, recebeu a terceira condenação a pena perpétua por um Tribunal de Palermo pela sua participação no homicídio dos irmãos mafiosos Vincenzo y Pietro Puccio, en 1989.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.