/

Cerca de 175 mil alunos estreiam hoje as novas provas de aferição

wwworks / Flickr

-

O novo modelo de avaliação implementado pelo Ministério da Educação arranca esta segunda-feira, com a participação de quase 175 mil alunos.

Cerca de 175 mil alunos, do 2.º, 5.º e 8.º ano, estreiam esta segunda-feira as novas provas de aferição, implementadas no início do ano pelo Ministério da Educação, avança o Público.

Hoje testam-se os conhecimentos de Português e, na próxima quarta-feira, os alunos respondem à prova de Matemática.

No entanto, os nervos destes alunos não serão assim tantos, uma vez que o novo modelo, proposto pelo ministro Tiago Brandão Rodrigues, permite que estes testes não contem para a nota final.

As novas provas de aferição surgiram em substituição dos exames nacionais do 4.º e 6.º ano e, segundo o Ministério, vão permitir não só aos docentes mas também aos pais perceber quais as dificuldades dos alunos e aquilo que podem melhorar.

Este ano a tutela decidiu criar um regime transitório que permitiu às escolas escolher se queriam, ou não, realizar estas provas.

Segundo o Ministério da Educação, citado pelo mesmo jornal, 57% das escolas decidiram realizar as provas, o que representa cerca de 2.800 estabelecimentos de ensino de norte a sul do país.

Entre as novidades deste novo modelo está o facto de, para além das escolas, também os encarregados de educação receberem um relatório acerca dos resultados dos alunos nestas provas.

Além do teste de conhecimentos a disciplinas como Português e Matemática, no caso do 2.º ano, os alunos vão também responder a questões de Estudo do Meio, escreve o Público.

Por outro lado, pela primeira vez em provas de Português, haverá também uma componente de avaliação a nível oral, através de exercícios que serão aplicados na primeira parte da prova.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.