Centro Virtual sobre o Envelhecimento já tem 120 mil utilizadores

DR virtual.org

-

O Centro Virtual sobre o Envelhecimento (CVE), um projeto criado para dar resposta às questões do envelhecimento na região transfronteiriça entre Portugal e Espanha, foi hoje apresentado em Castelo Branco, e conta já com 120 mil utilizadores.

Nasceu oficialmente, este sábado, a versão portuguesa do Centro Virtual sobre o Envelhecimento, anunciou Bárbara Soares, consultora de educação, cultura e tecnologia, durante a apresentação do projeto, que decorreu em Castelo Branco, no simpósio da Associação de Apoio e Estudo às Psicognosis na Raia Central (ASPSI).

O CVE arrancou em abril de 2012, inicialmente em língua castelhana. Dois anos volvidos, passou de 5.600 utilizadores e 42 mil páginas visitadas, para 120 mil utilizadores e mais de 600 mil páginas vistas em 2014.

Segundo Bárbara Soares, o objectivo do projecto passa por cimentar as bases para a construção de uma visão comum entre os dois países ibéricos, face à sua realidade social.

Através do seu site, os interessados podem obter todo o tipo de informação sobre boas práticas associadas a um envelhecimento de qualidade, recursos locais (com mapa relacional da zona transfronteiriça que inclui recursos direcionados para pessoas dependentes ou afetadas por alguma das manifestações do envelhecimento, para profissionais do setor socio-sanitário ou para familiares), um blogue, um fórum e uma base de dados.

“No fundo, pretendemos que o CVE seja também alargado aos profissionais e familiares, além dos idosos”, adiantou a consultora.

Além disso, é ainda disponibilizada “informação útil para quem desenvolve investigação na área”, acrescenta Bárbara Soares.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.