Central nuclear de Almaraz cancela visita da Ordem dos Engenheiros

Frobles / Wikimedia

Central de energia nuclear Almaraz, Cáceres (Espanha)

Central de energia nuclear Almaraz, Cáceres (Espanha)

A Ordem dos Engenheiros denunciou que a entidade gestora da central nuclear espanhola de Almaraz decidiu cancelar a visita desta comitiva portuguesa ao local, sem ter apresentado quaisquer razões.

A Ordem dos Engenheiros de Portugal tinha previsto para esta terça-feira uma visita à central de Almaraz para se “inteirar dos desenvolvimentos da anunciada intenção de construção de um depósito de resíduos nucleares junto desta central, bem como das perspetivas de prolongamento do seu ciclo de produção”.

Em comunicado, a Ordem diz ter sido avisada na segunda-feira, já durante a viagem para Espanha, do cancelamento da visita, “sem que tenham sido apresentadas as razões subjacentes a tal decisão”.

“A notícia foi recebida com total surpresa por parte da Ordem dos Engenheiros, cuja delegação integra altos dirigentes, membros eleitos e engenheiros eméritos, nomeadamente o Bastonário Carlos Mineiro Aires, os dois Vice-presidentes Nacionais, membros do Conselho Diretivo Nacional, os Presidentes dos Colégios Nacionais de Engenharia Eletrotécnica e de Engenharia do Ambiente, o Coordenador da Especialização de Energia, um membro da Assembleia de Representantes e especialistas”, lê-se na nota de imprensa enviada à agência Lusa.

A Ordem diz ainda que, “neste quadro, manifesta a estranheza perante esta decisão, porque sempre ficou claro em todos os contactos que foram previamente estabelecidos que se tratava de uma visita de natureza técnica, cujo propósito assentava na recolha de informações sobre a operação da Central, bem como das perspetivas de prolongamento do seu ciclo de vida e sobre a intenção de construção de um depósito de resíduos nucleares”.

“A Ordem dos Engenheiros de Portugal considera, assim, estar perante uma decisão inesperada, o que lamenta, cujas razões e motivações carecem certamente de uma justificação, pois a mesma contraria o são relacionamento e as normas de cooperação que devem pautar o relacionamento técnico entre entidades dos dois países, assim como a desejável transparência a nível da partilha de informação técnica, em nome da defesa do prestígio e da deontologia da engenharia ibérica”.

Os engenheiros portugueses também referem que, “dado o bom acolhimento do pedido que oportunamente formulou, nada faria perspetivar que a Ordem, “enquanto representante legal da capacidade técnica de um país e como Associação Profissional preocupada com a segurança dos portugueses e com os impactes transfronteiriços, pudesse ser confrontada com este desfecho imprevisível e, a partir de agora, questionável”.

“Estamos, assim, perante um mau exemplo do que deve ser o relacionamento, no campo técnico, entre dois países vizinhos e com preocupações que deveriam constituir o foco de um exemplo de relacionamento”, adiantaram os engenheiros.

“Este inesperado fechar de portas à Ordem dos Engenheiros de Portugal não deixará, pois, de ser encarado como uma afronta às mais elementares normas de relacionamento das comunidades técnicas e associativas de Espanha e Portugal e indutor dos mais livres juízos”, concluíram.

Central nuclear de Almaraz diz que visita foi cancelada porque portugueses alteraram objetivos

A entidade gestora da central nuclear de Almaraz já veio explicar que cancelou a visita de um grupo da Ordem dos Engenheiros portuguesa porque esta entidade alterou os objetivos inicialmente estabelecidos para a deslocação.

Fonte da central de Almaraz explicou à agência Lusa que “há dezenas de visitas anualmente de cortesia e de caráter técnico” geral, para explicar às mais diversas entidades “o que é e como funciona uma unidade nuclear de produção de eletricidade”.

Segundo a mesma fonte, a Ordem dos Engenheiros Portugueses pretendia “investigar” as condições de prolongamento da central e a construção do aterro nuclear “e isso não era o tema da visita”.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.