Cegos ajudam a detectar cancro da mama na Alemanha

National Cancer Institute / Wikimedia

Na Alemanha há cegos que são treinados para procurarem tumores na mama das mulheres. Uma prática que permite detectar mais precocemente o cancro da mama, segundo o percursor da ideia, o ginecologista Frank Hoffmann.

Este profissional médico defende que as pessoas cegas podem detectar tumores mais cedo do que as pessoas normais, fruto da sua maior sensibilidade táctil. Os cegos habituados a ler Braille terão ainda mais refinadas as competências do toque, o que lhes permitirá detectar caroços que outros nunca descobririam.

“As mulheres que fazem auto-exames podem sentir nódulos com 2 centímetros e maiores. Os médicos, normalmente, encontram caroços entre 1 e 2 centímetros, enquanto os examinadores cegos detectaram nódulos de entre 6 a 8 milímetros. Isso faz uma diferença grande. É o tempo que leva ao tumor a espalhar as suas células pelo corpo”, explica Frank Hoffmann em declarações à BBC.

Este ginecologista fundou a associação Discovering Hands (Mãos à descoberta), que promove cursos para treinar mulheres cegas para se tornarem “examinadoras médicas tácteis”.

Neste momento, segundo a BBC, haverá já 17 mulheres a fazerem este tipo de detecção em várias clínicas da Alemanha. E a prática é reconhecida por seis companhias de seguros alemãs, de acordo com a mesma fonte, que comparticipam este tipo de exames tácteis feitos por cegos.

O procedimento de análise é feito usando bandas de fita marcadas com coordenadas em Braille que o examinador cego utiliza para fazer uma grelha na mama. A apalpação é feita ao longo dessa grelha, de modo a poder assinalar com precisão onde se situa qualquer nódulo encontrado.

Frank Hoffmann garante, conforme um estudo ainda por publicar que levou a cabo com a Universidade de Essen, que as mulheres cegas detectaram mais tumores do que um ginecologista.

Apesar disso, a prática é encarada com suspeita por alguns profissionais médicos, nomeadamente por temerem que os erros de diagnóstico possam provocar demasiada ansiedade em mulheres perfeitamente saudáveis, o que é pernicioso para a sua saúde.

Os resultados dos estudos de Frank Hoffmann sobre a matéria deverão ser publicados no fim do ano, altura em que a comunidade médica e científica poderá pronunciar-se com mais conhecimento de causa.

SV, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.