//

CE pede reembolso, transportadora aérea da Estónia declara falência

54north / Wikipedia

Avião Boeing 737 da Estonian Air no aeroporto de Tallinn

Avião Boeing 737 da Estonian Air no aeroporto de Tallinn

A transportada aérea da Estónia declarou este sábado falência, depois de a Comissão Europeia ter exigido o reembolso de 91 milhões de euros que a empresa recebeu do Estado.

As autoridades estonianas decidiram já criar uma nova companhia para garantir as principais ligações realizadas pela Estonian Air.

“A Estonian Air vai deixar de operar a partir de 08 de novembro“, anunciou a transportadora na página na Internet.

Os passageiros que já tenham adquirido bilhetes de avião da transportadora falida poderão usufruir de voos em outras companhias ou pedir o reembolso em dezembro.

“A Estonian Air recebeu várias vezes ajudas públicas ao longo dos cinco últimos anos”, afirmou, numa declaração, a comissária europeia da Concorrência, Margrethe Vestager.

A decisão da CE, de exigir o reembolso das ajudas estatais, justificou-se por a transportadora não ter apresentado “um plano de reestruturação credível e capaz de garantir a sua viabilidade sem o apoio permanente do Estado”, explicou.

Manter artificialmente a Estonian Air no mercado não é uma boa utilização do dinheiro dos contribuintes”, acrescentou a comissária.

Sempre deficitária desde 2006, a transportadora foi recapitalizada várias vezes, desde 2010, pelo Estado estoniano, que também concedeu à empresa um empréstimo de emergência de 37 milhões de euros, indicou a CE, autoridade fiscalizadora da concorrência na União Europeia (UE).

O Governo anunciou hoje a criação de uma nova companhia controlada pelo Estado, a NAG – Nordic Aviation Group , que vai retomar, a partir deste domingo, pelo menos oito dos principais destinos servidos pela Estonian Air.

Em comunicado, o presidente da NAG, Peeter Tohver, disse que a nova companhia não vai ser “um sucessor legal” da Estonian Air.

“As regras da UE são muito duras, por isso vamos começar com uma folha em branco e uma nova equipa”, acrescentou.

A NAG não possui frota própria de aviões, nem pessoal, e os voos serão efetuados por contrato com outras transportadoras aéreas.

A transportadora Adria Airways vai fornecer o certificado de operador de voo, a plataforma comercial e o sistema de emissão de bilhetes.

A Estonian Air foi criada logo após a independência da Estónia da antiga União Soviética, em 1991.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.