//

Cavaco não alinha no discurso anti-sanções e diz que é preciso cumprir regras

33

José Sena Goulão / Lusa

O presidente da República, Aníbal Cavaco Silva

Cavaco Silva tem mantido o silêncio público, desde que saiu da Presidência da República, mas no último Conselho de Estado, o ex-Presidente recusou alinhar com as críticas às sanções da União Europeia a Portugal, lembrando os compromissos europeus assumidos.

Marcelo Rebelo de Sousa reuniu os conselheiros de Estado na segunda-feira, 11 de Julho, para discutir o tema das sanções a Portugal.

No entanto, Cavaco Silva estragou a unanimidade geral contra o castigo europeu ao nosso país, relata o Público, notando que foi “um balde de água fria”.

O ex-Presidente da República nunca terá mencionado directamente as sanções, mas terá lembrado os compromissos europeus assumidos por Portugal, no âmbito do Tratado Orçamental e dos Programas de estabilidade, que obrigam os países da zona Euro a respeitar os limites do défice.

A postura de Cavaco terá sido interpretada pelos restantes conselheiros como “uma legitimação das sanções que venham a ser aplicadas”, acrescenta o jornal, frisando que a posição do economista foi “a mais crítica” relativamente ao governo.

Os ministros das Finanças da zona Euro já confirmaram a aplicação de sanções a Portugal e a Espanha, só falta saber quais serão.

Na reacção do governo português, Mário Centeno garantiu que não há plano B, enquanto em Espanha já se apresentaram medidas adicionais, enquanto se tenta “provar” às autoridades de Bruxelas que o caso espanhol é muito diferente do português.

ZAP

33 Comments

  1. Acho que o cavaco tem razão. E para isso o governo deve congelar as contas do Dias Loureiro e restantes cavaquinhos para ajudar o país a cumprir as regras.

  2. Cumprir que regras ? Aquelas que te levaram a não querer respeitar regras democráticas? Ou aquelas que te levaram a esbanjar os dinheiros comunitários sem investimentos reprodutivos ? Ou aquelas que te levaram a destruir a nossa frota pesqueira ? Tenha pudor e vergonha sr ex-presidente. Não seja anti-nacional.

  3. Nem se poderia esperar outra coisa deste “cavaco” tipo pau de galinheiro asqueroso. que induz ao vómito.
    É óbvio que está em linha com FMI, CE e demais seguidores e bajuladores, para destruir a Geringonça. O objectivo é esse e apenas esse! Quem é que ainda não percebeu?

  4. Abstenho-me de comentar qualquer palavra que venha da boca deste cidadão português, pois teria de descer ao mesmo nível que ele!

  5. Esta múmia ainda fala???? Ou já falta dinheiro??? Com tantas reformas acumuladas,(ate hoje não sei o que este homem fez e como ainda vive coitado) E pena e um espaço publico e não posso chamar a ele nome correto, que si senhora merece com todo trabalho dele

  6. Este tipo quando fala da ca uma raiva, que so me apetece dizer-lhe: va morrer longe, deixe os portugueses em paz, de uma vez por todas. O povo português esta farto de ouvir este tipo.

  7. Bem… Ele já tinha dito (enquanto Presidente da República) que os compromissos internacionais (incluindo a dívida) eram mais importantes que a Constituição (que ele jurou defender). Não me espanta nada que tenha dito o que disse no último Conselho de Estado.

  8. O Come na gaveta tem razão mas a primeira regra tinha sido prendê-lo ainda quando era 1 ministro ou melhor por ter sido bufo da PIDE!

  9. Eu acho graça haver pessoas que ainda dizem que tem razão,só para rir então se já mais de 100 vezes foi desrespeitado o cumprimento do pacto de estabilidade e é a 1ª vez que é aplicada sanções estão a brincar com isto,mas como disse o Pacheco Pereira no PSD há muita gente desejosa de sanções a Portugal é para levar o País a bater no fundo de certeza.

  10. E eu que pensava que esta múmia já estava morta e enterrada. Eis que renasce a largar “postas de pescada”. Teve 10 anos para cumprir a constituição e nunca o fez. Foi o mais vergonhoso manipulador que este país teve e agora, depois de morto e enterrado, vem dar lições de moral sobre cumprimento de leis. Parvos são aqueles que ainda ouvem este descerebrado mental.

  11. Com isto tudo que este atrasado mental anda a fazer deve estar é à espera que lhe arranjem um bom tacho.
    Vai mas é morrer lonje para não poluir cá a atmosfera.

  12. Mas que nobre atitude. O genro vai contribuir para o pagamento com as nobres acções do BPN que vendeu oportunamente. Gostei, não era de esperar melhor.

  13. De há algum tempo a esta parte, de Cavaco Silva, tudo se pode esperar. Após ser conhecido o seu percurso técnico-politico, temos que concluir, que também ele tem culpas, das contas publicas terem chegado onde chegaram, e Portugal estar onde está. É claro que as regras tem que ser cumpridas. Será que ele cumpriu as dele?Ou contribuiu para não serem cumpridas, quando viu a dívida publica, a aumentar de forma escandalosa. Quando, tantas vezes o tribunal de contas, indicava, que se gastavam verbas enormíssimas, sem sua previa autorização.Isso não era e é ilegal? Ele não poderia ter posto travão nisso? não era ele, o garante da legalidade constitucional? Devia estar calado, e ter mais respeito pelos Portugueses, já que, serão sempre eles/nós, que terão de pagar esses milhões que ele ajudou a gastar. Será que também está espera de um lugar duma Goldman Sachs?

  14. O comportamento do nosso governates neste momento é idêntico a situação de alguem que é mandado parar pela policia e é apanhado com uma taxa de alcollémia de 3.1 Gr e como sabe que errou desculpa-se perante a policia a dizer que veio de um aniversário dum familiar e que foi obrigado a beber para festejar como se a desculpa fosse plausivel para a infração que cometeu, poderá futuramente perante uma juiza ter atenuantes mas daí a ser perdoado vai uma garnde distância.
    Ponto da situação gastamos mais do que produzimos o que fazer para corrigir?

  15. Nada disto me surpreende, vindo de onde vem, podemos ainda esperar pior.
    O que me surpreende de verdade , é a capacidade do POVO, de se mobilizar para celebrar o grande feito da selecção , muito justamente, e não ser capaz de se mobilizar para calar os muitos Cavacos que existem em Portugal. Algumas vezes dou por mim a pensar como é que este senhor foi 10 anos 1º ministro e + 10 P.R.
    É lamentável que durante estes últimos 40 anos, o n/ Pais tenha sido tão mal , tratado, saqueado e desrespeitado por todos os que em seu nome, o tenham conduzido a tão grande sofrimento.
    Acredito que um dia tudo será diferente.

    • Caro amigo, logo que li esta notícia fiz um comentario muito identico ao seu que infelizmente foi ” censurado ” pelo zap. Espero que agora, pelo menos, publiquem este.
      Subscrevo inteiramente o que escreveu. Facilmente se retira desta notícia uma ideia simples. Se este individuo age desta forma, apoiando os que injustamente querem punir Portugal, é facil perceber o quanto este lambe botas deve ter “defendido ” os interesses do nosso País nas duas decadas de poleiro.
      É inacreditável como este povo dá duas maiorias absolutas a este imbecil ( governante que teve as melhores condições para desenvolver estruturalmente este País como nenhum outro teve ) e volta a premiar este individuo com 2 mandatos como presidente. O que ele se deve rir deste povo. Eu apenas me rio de nunca (nem para governo nem para presidente) ter dado o meu voto a este oportunista.

      • E ainda há gente que diz que ele foi um excelente governante. Só deve ter sido para alguns…

  16. Mas este gajo, o principal responsável por destruir grande parte do património social e empresarial do estado, incluíndo os nossos caminhos de ferro, ainda não se calou?! Ainda tem que vomitar mais inanidades? Não há quem cale esse merdas com manias de ser superior?!

  17. Dois caminhos para este s….a: ou responde pelos seus actos num tribunal justo [ou do povo] e vai dentro, ou manda-se internar de urgencia numa qualquer instituicao para doidos varridos

  18. Deste Senhor (?) não era de esperar outra coisa, e então agora que está fora, melhor tenta fazer o seu papel. O homem sério, honesto, cumpridor que vem de gente pobre mas prefere passar fome e cumprir. <com o dinheiro dos outros, está claro.Imita mal Salazar, mas gosta de o fazer. (com muitíssimo menos crânio,… mas convencido, coitado) até como emitador, é um triste, sem habilidade. Nem isso sabe fazer.

  19. Depois de ler todos os comentários anteriores, só me restava emigrar pois o país infelizmente está inundado de parvalhões que não sabem o que dizem. Querem não trabalhar e receber subsidios. Efectivamente este país está uma desgraça e então com estes energumenos que arrotam postas de pescada como se fossem os mais letrados. Não se trata de todos estes comentadores serem esuqerdistas, anarquistas e afins mas tão somente de pobres de espirito, incultos e afins. Tivemos aquele espertinho da Grécia, aquele que afrontava a Europa e aGORA VEJAM O RESULTADO.

    • Balelas de gente vendida ao capital liberal assassino que se vem desenvolvendo um pouco por todo o mundo, infelizmente. E infelizmente esta gente que se arrogam de serem grandes sabedores e iluminados, têm feito o favor de vampirizarem os Portugueses que trabalham ao longo de todo este tempo e ainda têm o desplante de dizer que querem é viver de subsídios. O castigo que eu lhes dava era obriga-los a viver com esses subsídios durante 1 ano sem mais nada, para verem como é bom. E não, graças a Deus, não vivo de nenhum subsídio e tenho olhos para ver e cabeça para pensar. Não gosto, nem nunca gostei que me digam o que pensar.

  20. Só espero que tenha sido o último Conselho de Estado para ele e outros quejandos como ele. E espero que esta e outras aves se retirem de atormentar os Portugueses, já que não fizeram nada para o impedir, antes pelo contrário. Se acham que está mal deviam ter feito bem melhor. Precisamos de gente inteligente mas boa e humana urgentemente, porque estes eram inteligentes mas negros e maus por dentro. Tenho pena que estes politicos de longa data tenham conduzido este país ao calabouço. Não fizeram nada a não ser alimentarem-se do sangue dos Portugueses com as suas negociatas e leis que lhes permitem estar sempre de fora do problema.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.