/

Caução de Ricardo Salgado reduzida para metade

António Cotrim / Lusa

O Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC) decidiu baixar, de três milhões para 1,5 milhões de euros, a caução de Ricardo Salgado, no âmbito do processo Monte Branco.

Em comunicado emitido esta quinta-feira, a Procuradoria-Geral da República (PGR) refere que o Ministério Público foi notificado da decisão do TCIC que determinou ainda que o valor de 1,5 milhões de euros resultante dessa redução – recorde-se que a caução do processo Monte Branco já tinha sido, na verdade, paga – fosse afeto à caução fixada ao ex-presidente do BES no âmbito das investigações relacionadas com o denominado Universo Espírito Santo, em que também é arguido.

“Sendo a caução imposta ao arguido, nestes últimos autos, no valor de três milhões de euros, o juiz notificou o arguido para que proceda à entrega do remanescente valor de 1,5 milhões de euros, a fim de que a caução, uma vez prestada na totalidade, possa vir a ser julgada válida”, conclui a nota.

A caução referente ao processo Monte Branco foi reduzida por decisão do juiz Carlos Alexandre depois de um pedido da defesa do antigo administrador do Banco Espírito Santo para o levantamento da totalidade da caução.

Com a garantia do processo Monte Branco paga “por excesso” e os 1,5 milhões de euros que “sobraram” afetos à caução de três milhões de euros do processo Universo Espírito Santo, Ricardo Salgado, em prisão domiciliária desde julho, terá de pagar até esta quinta-feira “apenas” os 1,5 milhões de euros da caução maior para poder ficar em liberdade.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.