Casal de surfistas portugueses detido desde fevereiro em Kiribati

João Gonçalves, surfista e dono de um hostel em Peniche, e a namorada Catarina Nogueira estão retidos na ilha de Kiritimati, no arquipélago de Kiribati, desde fevereiro, lê-se no site do Correio da Manhã.

De acordo com o mesmo jornal, o casal foi detido depois de o barco em que seguiam ter encalhado e ser apanhado com haxixe e 20 mil dólares.

João Gonçalves e Catarina Nogueira estão desde essa altura à espera de um juiz e um advogado para ser submetido ao primeiro interrogatório judicial – porque não existem juízes e advogados na ilha

Estes têm de viajar desde a capital do país, a mais de 3.000 quilómetros, o que nem sempre é possível devido às tempestades.

Segundo o CM, o surfista esteve numa cadeia onde não havia água potável e a comida escasseava. Acabou por ser libertado sob caução, mas, enquanto espera pela chegada de um juiz e um advogado, encontra-se confinado ao único hotel da ilha.

“João Gonçalves já pediu para ser transferido para a capital do país, Tarawa, para aí ser julgado mais rapidamente, mas até agora não obteve resposta das autoridades locais”.

A próxima sessão está agendada para junho, se a meteorologia o permitir.

Bom Dia

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.