Casa Manoel de Oliveira foi finalmente vendida (ao marido de Isabel dos Santos)

piwiyan / Flickr

Morreu o cineasta mais velho do mundo, Manoel de Oliveira

Morreu o cineasta mais velho do mundo, Manoel de Oliveira

O edifício foi esta segunda-feira vendido pela Câmara Municipal do Porto em hasta pública por 1,58 milhões de euros para acolher a fundação do marido de Isabel dos Santos.

O imóvel, idealizado pelo arquiteto Eduardo Souto Moura para acolher o espólio do cineasta portuense Manoel de Oliveira, foi vendido esta segunda-feira pela Câmara do Porto, depois de uma primeira tentativa, em 2014, sem sucesso, avança a Lusa, citada pelo Jornal de Notícias.

O edifício foi vendido por 1,58 milhões de euros à Supreme Tresures, Lda, empresa gerida por Mário Leite da Silva, representante da empresária angolana Isabel dos Santos.

“Ao nos estabelecermos num edifício como a Casa Manoel de Oliveira, em plena Foz portuense, estamos a afirmar a nossa intenção em contribuir para tornar o Porto ainda mais cosmopolita e mais cultural”, pode ler-se no comunicado do presidente da Fundação, Sindika Dokolo, casado com a filha do presidente angolano.

“Neste espaço vamos promover redes de reflexão artística e fortalecer laços entre Portugal e Angola, a Europa e África, numa ode à arte enquanto elemento unificador de povos e países”, acrescentou.

A coleção de arte da Fundação Sindika Dokolo foi criada em 2003, na capital angolana, e é composta por mais de três mil obras, entre pinturas, gravuras, fotografias, vídeos e instalações, da autoria de 90 artistas de 25 países.

Na opinião de Rui Moreira, a venda foi “mais do que um alívio”, uma vez que soluciona “uma preocupação grande” de um edifício que estava “ao abandono”.

O autarca considera ainda que, “além do interesse monetário”, fica resolvido mais “um problema de reabilitação”.

O valor base de licitação desta segunda tentativa envolvia o conjunto das duas frações do imóvel – habitação e equipamento cultural -, ao contrário do que tinha acontecido em 2014.

De acordo com informação da câmara, citada pela Lusa, trata-se de um edifício de 160 metros quadrados de área coberta distribuídos por uma cave, rés-do-chão e primeiro piso, e 1.800 metros quadrados de “área descoberta”.

A esta área soma-se ainda uma segunda fração composta por “cave, entrepiso, rés-do-chão e dois pisos”, com 98 metros quadrados de área coberta e 152 metros quadrados de área descoberta.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.