//

Casa da Música “ao alcance de todos” a partir desta segunda-feira

Paolo Margari / Flickr

Casa da Música, no Porto, uma das obras emblemáticas da Capital Europeia da Cultura 2001

Os palcos da Casa da Música, no Porto, vão estar novamente “Ao Alcance de Todos” a partir de segunda-feira, com uma série de espetáculos que vão reunir músicos da instituição com pessoas com necessidades especiais de diversas origens.

O ciclo “Ao Alcance de Todos”, iniciativa que já acontece desde 2007, é mais de “uma semana de inclusão” que confina num determinado período o trabalho realizado pelo serviço educativo da Casa da Música durante o ano inteiro, explicou à Lusa o coordenador, Jorge Prendas.

Assim, estão envolvidos no ciclo participantes tão variados como utentes da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Gaia com demência e doença de Alzheimer, pacientes do Hospital Magalhães Lemos e elementos da Associação dos Deficientes das Forças Armadas.

“Naquilo que são os concertos que vamos apresentar, a integração e a inclusão dão-se a partir da mistura, em que estamos todos no mesmo patamar e no mesmo palco”, disse Jorge Prendas.

A 16 e 17 de abril, a Sala 2 da Casa da Música vai receber “Memo”, projeto criado a partir das “memórias musicais dos participantes, pessoas com demência, acompanhadas em cena pelos seus cuidadores”, criando “um espaço comum para recordações pessoais a revelar”, segundo a instituição.

Mais tarde, a 30 deste mês, a sala Suggia acolhe “Curado”, projeto também integrado no ciclo “Música e Revolução”, que vai reunir músicos da Casa da Música, a Associação dos Deficientes das Forças Armadas e alunos do 12.º ano do Balleteatro, num espetáculo onde, “ainda que visualmente se possa perceber quem é quem, todos têm o seu papel e estão nivelados no mesmo patamar”.

“Há coisas que podemos até falar na base emocional. No caso dos deficientes das Forças Armadas, o presidente da delegação do Porto disse-me que, ao fim de 40 anos [sobre o 25 de Abril], pela primeira vez ouviu algumas histórias que nunca tinham sido assumidas pelos seus intervenientes”, referiu o coordenador do serviço educativo da Casa da Música.

O ciclo “Ao Alcance de Todos” inicia-se segunda-feira e termina a 30 de abril.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.