/

Casa Branca já não tem site em espanhol

6

(ce) The White House

Disculpa, la página que estás buscando no puede encontrarse

Disculpa, la página que estás buscando no puede encontrarse

A versão em espanhol da página ‘web’ da Casa Branca desapareceu da internet pouco depois de o novo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter sido investido no cargo.

Agora, quando se tenta aceder à página whitehouse.gov/espanol, encontra-se a mensagem “Lamentamos, a página que procura já não existe” em inglês: “Sorry, the page you’re looking for can’t be found

Inicialmente, a mensagem constava também em espanhol, com o texto “disculpa, la página que estás buscando no puede encontrarse“, mas até esta mensagem deixou de constar entretanto da página de erro.

A versão em espanhol da página foi pela primeira vez criada nos meses seguintes à chegada ao poder do agora ex-presidente Barack Obama, e até alguns dias antes da tomada de posse de Trump tinha um ‘blog’ dedicado a temas de interesse da comunidade hispânica.

O novo Governo Trump, no qual não há qualquer latino em cargos de responsabilidade, ordenou também o encerramento de outros instrumentos de comunicação em espanhol, como a conta @LaCasaBlanca, na rede social Twitter, e uma página do Facebook.

Desde a chegada do novo chefe de Estado à Casa Branca, ainda não foi nomeado um responsável de imprensa para os ‘media’ hispânicos, um cargo até à data ocupado pelo jornalista Luis Miranda.

Dias antes da sua investidura, na passada sexta-feira, Trump terminou de anunciar os nomes de todos os membros do seu executivo, a maioria dos quais ainda deve ser confirmada pelo Senado e entre os quais não há hispânicos.

Já durante a campanha eleitoral, o magnata nova-iorquino do imobiliário protagonizou vários momentos polémicos, fazendo críticas ao uso da língua espanhola nos Estados Unidos, um país onde mais de 55 milhões de pessoas são falantes da língua.

Em setembro de 2015, Trump aproveitou um ato público realizado em Miami, na Florida, para criticar Jeb Bush, ex-governador daquele estado norte-americano, dizendo que até gostava do político republicano mas que ele deveria “dar o exemplo e falar inglês quando está nos Estados Unidos”.

ZAP // Lusa

6 Comments

  1. Excelente medida implementada pelo Trump. Apoiado.
    Em Portugal seria comparável a algo como ter também página em Brasileiro. Embora possível, embora possa “ajudar” alguns, não faz grande sentido.
    Num país com identidade própria esta medida vem em boa hora.
    Obviamente a carneirada anti-trump vai reclamar mas não tem razão.

    • Lamentável, comentário inoportuno, ou você não usou e nem vai usar pessoas ou alguma outra coisa ou objeto fabricado fora de Portugal, os Tugas não são nada sem os demais povos, belo babaca se saiste neste comentário. Se acha giro ou um bom aproveitador…..

      • Esse comentário nem é português nem brasileiro. Comentário sem nexo… Onde quer chegar brazuca? Achava bem o Brasil ter a página do governo em Espanhol porque os países vizinho falam espanhol? Até pode dar jeito mas se estão no Brasil pretende-se que falem ou aprendam a falar em Português…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.