Casa Branca despede alto assessor do Conselho de Segurança Nacional

Kevin Dietsch / POOL / EPA

Donald J. Trump, 45º presidente dos EUA

Donald J. Trump, 45º presidente dos EUA

A Casa Branca despediu “de uma forma abrupta” um alto assessor do Conselho de Segurança Nacional, após saber que este tinha criticado o Presidente Donald Trump e a sua equipa durante um evento.

Craig Deare, que era diretor do Conselho de Segurança Nacional para o continente americano, foi despedido na sexta-feira após criticar duramente Trump e os seus assessores mais próximos durante uma mesa redonda fechada à imprensa no Centro Wilson e perante um grupo de académicos, segundo fontes do Politico.

Um dos alvos das críticas de Craig Deare foi o principal estratega de Donald Trump, Steve Bannon, assim como a filha mais velha do Presidente, Ivanka Trump, e o seu marido, Jared Kushner, que é um dos principais assessores de Donald Trump.

Além disso, queixou-se de que os altos assessores de segurança nacional, como ele próprio, não têm acesso ao Presidente e ofereceu uma “detalhada e embaraçosa” descrição da última conversa entre Trump e o Presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, a 27 de janeiro.

O despedimento do assessor acontece no meio de uma tormenta política no Conselho de Segurança Nacional, após a demissão, na segunda-feira, do assessor principal de Segurança Nacional de Donald Trump, Michael Flynn.

A renúncia aconteceu após ter sido demonstrado que enganou o vice-Presidente norte-americano, Mike Pence, e outros altos cargos do governo sobre o conteúdo dos seus contactos com o governo russo, através do embaixador acreditado em Washington.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.