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Cartões contactless são seguros?

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Muitos consumidores consideram que há uma maior possibilidade de usos fraudulentos dos cartões de crédito contactless. Segundo a DECO, a lei obriga as instituições bancárias a garantirem a segurança dos cartões e dos terminais.

Nos últimos tempos, alguns emissores introduziram a tecnologia contactless em alguns cartões de débito e crédito, o que permite ao cliente efectuar um pagamento num terminal adaptado sem digitar o código pessoal, apenas aproximando o cartão a escassos centímetros.

A Associação Portuguesa Para a Defesa do Consumidor  (DECO) publicou esta quinta-feira um comunicado a referir que muitos consumidores têm questionado sobre se o novo sistema oferece a segurança mínima, sem risco de débitos indevidos, e se podem manter os actuais cartões com código PIN ou assinatura.

As instituições defendem que esta tecnologia é mais cómoda e evita a entrega do cartão ao comerciante, “mas, devido à pouca divulgação, muitos consumidores consideram que há uma maior possibilidade de usos fraudulentos“, adianta a DECO.

Se a distância for superior, é praticamente impossível fazer o pagamento, refere a DECO, explicando que cada transacção não pode ultrapassar os 20 euros.

Além disso, é definido um valor máximo de transacções sem código (por exemplo, 60 euros na CGD), independentemente do período decorrido entre as mesmas.

A DECO esclarece que, “nestas situações, tal como nas restantes, a lei obriga as instituições a garantirem a segurança dos cartões e dos terminais”.

“Qualquer situação que considere anómala deve ser comunicada de imediato ao emissor do cartão, pois, a partir desse momento, o consumidor deixa de ter responsabilidades sobre eventuais utilizações abusivas”, sublinha a associação.

A DECO adianta que, se o consumidor “não ficar convencido, pode sempre recusar o cartão novo e optar por uma versão que recorra à tecnologia antiga”.

/Lusa

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