/

Carta revela que Passos adiou venda do Banif para não afectar saída limpa

25

PSD / Flickr

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho

A venda do Banif, anunciada neste domingo, foi adiada pelo anterior governo que não quis resolver os problemas financeiros do Banco “para não colocar em causa a saída de Portugal do Programa de Assistência Económica e Financeira”.

Uma ideia exposta numa carta a que a TSF teve acesso e que foi enviada pela Comissária Europeia da Concorrência à ex-ministra das Finanças Maria Luís Albuquerque.

Na missiva, datada de 10 de Dezembro de 2014, Margrethe Vestager escreve que o problema do Banif foi adiado pelo governo de Passos Coelho “devido à estabilidade financeira” e “para não colocar em causa a saída de Portugal do Programa de Assistência Económica e Financeira”.

A Comissária ainda nota que “a Comissão Europeia só não avança com uma investigação formal ao Banif porque o governo português se comprometeu a apresentar um plano de reestruturação credível até Março de 2015“.

Ora, esse plano de reestruturação nunca chegou a ser apresentado pelo anterior Executivo, apesar das promessas de Maria Luís Albuquerque nesse sentido e que são notadas por Margrethe Vestager na carta.

A Comissária trata de realçar que, àquela data, em Dezembro de 2014, “uma acção rápida é mais premente”.

A TSF avança ainda que “a Direcção-Geral da Concorrência rejeitou oito planos de reestruturação do Banif desde Dezembro de 2012, altura da recapitalização do banco”.

Um dos últimos planos incluiria uma solução semelhante à que foi anunciada este domingo, culminando com a venda do “Banco bom” ao Santander, enquanto o Estado fica na posse do “banco mau”.

Processo de inquérito Parlamentar ao caso

Em reacção ao processo de venda, que vai ter um “custo muito elevado para os contribuintes“, conforme assumiu António Costa, os partidos da esquerda anunciaram já a intenção de avançar com um processo de inquérito parlamentar ao caso.

E o PSD também concorda com a necessidade de clarificaçã0 em comissão parlamentar, tal como destaca o vice-presidente do grupo parlamentar social-democrata, António Leitão Amaro, na TSF.

O líder parlamentar socialista, Carlos César, anunciou na sua página de Facebook que o PS vai exigir um inquérito parlamentar, considerando que “o Governo PSD/PP adiou com toda a irresponsabilidade e negligência a solução do problema do Banif” e frisando que “o Banco de Portugal não está inocente” neste processo.

Bloco de Esquerda e PCP também já anunciaram a intenção de levar o caso a uma comissão de inquérito.

Em conferência de imprensa, a bloquista Mariana Mortágua acusa PSD e CDS de terem cometido “um crime contra os interesses do Estado e do país”, notando também que o governador do Banco de Portugal “não tem mínimas condições para se manter na sua posição”.

A deputada critica ainda a solução do PS para o Banif, lamentando o “gigantesco prejuízo imposto aos contribuintes”.

O PCP sustenta num comunicado que “PSD e CDS são directamente responsáveis pela perda de 825 milhões de euros“, referindo-se ao dinheiro já colocado pelo Estado no Banco, e acusa Passos Coelho de mentir por ter classificado a operação “como um bom negócio para o Estado” quando esta “correspondeu, na verdade, a uma ajuda pública a fundo perdido a um banco privado, com pesados custos para o interesse público”.

ZAP

25 Comments

  1. o que JS fez e continua a fazer é q não foi nada correcto. Foi e continua a ser um prejuízo ENORME p/ os portugueses mas nem por isso está a pagar e pelo q vemos nunca o ira fazer . não é PS???

    • Já agora desafio-o a apresentar uma saída para esta situação criada pelo governo anterior. Também gostaria de saber qual o plano alternativo de Mariana Mortágua. Abandonar o banco a uma simples falência? O Estado (os contribuintes) perderiam na mesma, os depositantes particulares e empresas (empresas!!!) que empregam milhares de trabalhadores ficariam sem nada, mas os ideólogos do quanto pior melhor ficariam satisfeitos perante o caos…

      • Pois. Situação “criada pelo governo anterior”… “Fantástico” não fosse o tema demasiado sério… Quer dizer que nada dos últimos 5 anos resulta do governo do PS e do sacratismo. E ainda faltavam mais pontes, mais TGV, mais 5 barragens, mais aeroportos, mais PPPês a risco ‘zero’ e rendimento garantido por 20, 30 40 anos!
        …O povo será sereno para perceber que o sistema financeiro se espremeu interna e externamente a comprar dívida do socratismo até à última… Até Teixeira dos Santos ter dito ao indiciado por crimes vários que já não havia dinheiro para pagar ordenados e compromissos do estado! Daí a Troika!

      • Não acha que esse assunto já esta demasiado desgastado? Vire o disco Bordão!
        É altura de ver a merda que a antiga coligação fez, porra!
        Vendeu tudo o que mexia, criou desemprego pôs os portugueses a pedir esmola, e os doentes a morrer nas urgências dos hospitais, fechou empresas, e deu milhões e milhões, aos donos dos bancos, aumentou a dívida e continua a ser dívida do Socratismo?
        Você é ledo ou quê?
        No tempo de Sócrates o povo estava melhor…

      • Entao mas ainda estão com dúvidas que muitos dos problemas de pobreza em que o Pais se encontra agora se devem aos momentos de riqueza. De Sócrates ? Eu penso que todos aqueles que viviam a custa do contribuinte sob o guarda chuva deste senhor e que dizem que nao,digo mais gostava de ver um governo com eles pretos e com disposição a uma investigação profunda dos últimos 30 anos de governo para ver quem são os verdadeiros ladrões do povo Português

      • Na Islândia, quando a crise se instalou em 2008, apanharam os banqueiros condenaram-nos, prenderam-nos e estruturaram o sistema financeiro. Por cá alguns “iluminados”, arranjaram um único bode expiatório e tá tudo esclarecido.
        Eu não vou nessa onda, desculpem-me.

  2. Temos ou não temos munições para dar um tiro na nuca do Coelho e do Portas
    é que de aldrabões e mentirosos já nós estamos fartos e fazendo isto a todos os que têm estado no governo e só nos têm roubado os outros que para lá vão já pensariam duas vezes no caso de quererem fazer o mesmo.

  3. Infelizmente é sempre o ze povinho que continua a pagar todas as trafulhices e armadilhas que estes psd cds deixaram.Isto é que é competencia …… E anda por ai o Portas numa azafama louca a gritar a gritar a dizer coitadinho que ja nao e ministro. Execravel.

  4. Já cá faltava o Salazar. Mas ainda há gajos q selembram quem ele foi? Pensava q já tinham morrido todos. A juventude não sabe quem foi Salazar e nem estão interessadas em saber. Não lhes diz nada e tb, valha a verdade não ganhavam nada com isso. Pensemos mas é em resolver o futuro que vai ser muito difícil e nenhum de nós que está vivo irá assistir à fase da casa arrumada. Deixemo nós de sebastianismos.

  5. A que área política pertencem os responsáveis pelos casos: BPP, BPN, BES e Banif? Que remunerações usufruiram enquanto (ir)responsáveis por estes bancos? Quem foram os beneficiados? A estas perguntas, só há uma resposta: foram “criminosos” porque arruinaram o País e as vidas de muita gente por isso, devem ser julgados e punidos severamente por forma a não mais cometerem semelhantes crimes. É tempo dos portugueses, principalmente os que vivem do seu trabalho, acordarem…

    • Não vivemos na Islândia… Mais de uma dezena do sistema financeiro foram dentro! A saída do resgate é apenas um torrãozinho das consequências vindouras do socratismo… Lembram-se dos empréstimos para habitação própria em menos de nada ter passado de 25 para 50 anos? A banca espremeu-se a comprar dívida do socratismo…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.