/

Carro supersónico está quase pronto e vai ser mais rápido do que uma bala

1

O “carro-foguete” Bloodhound SSC está a chegar e vai ser mais rápido do que uma bala. Este veículo único que ficará concluído em 2016 deverá bater o recorde mundial da velocidade em terra, atingindo os 1600 km/h em apenas 55 segundos.

Esse é o grande objectivo deste projecto monumental que conta com a colaboração de 280 empresas de todo o mundo com a missão de concluírem “o mais extraordinário e mais complexo carro de corridas” jamais fabricado.

Equipado com motores a gasolina, a jacto e a propulsão de foguete, o Bloodhound SSC está a ser construído no Reino Unido, por uma equipa de especialistas aeronáuticos e de Fórmula Um, e quando concluído vai atingir uma velocidade superior a 1600 km/h.

É essa, pelo menos, a expectativa em torno deste carro supersónico.

A primeira fase desta tentativa de recorde de velocidade terrestre vai decorrer em 2016, na África do Sul, e o carro-foguete vai tentar atingir os 1287 km/h (o actual recorde é de 1227 km/h).

E se esse teste correr bem, algures em 2017, decorrerá a tentativa de ultrapassar a barreira dos 1600 km/h.

O Bloodhound SSC começará por usar o seu poderoso motor de turbina a jacto, emprestado de um avião caça-bombardeiro Eurofighter Typhoon, que o vai impulsionar até aos 482 km/h.

Só depois entrará em acção o potente motor de foguete, catapultando-o para os almejados 1600 km/h.

Finalmente, será accionado o super-alimentado motor do tipo V8 Jaguar com o intuito de fornecer ao foguete combustível de peróxido de hidrogénio ao longo da viagem.

Estes três motores garantem ao carro uma potência equivalente a 180 carros de Fórmula Um.

Espera-se que o carro supersónico percorra 1.6 quilómetros em apenas 3.6 segundos – isto é, que seja mais rápido do que uma bala.

A expectativa é de que atinja os 1600 km/h em apenas 55 segundos e que inspire “a futura geração de cientistas e de engenheiros”.

Para lá do desafio tecnológico e de engenharia, este projecto tem também o envolvimento de cerca de 700 escolas e a missão educativa de “inspirar as crianças para a Ciência, a Tecnologia, a Engenharia e a Matemática”.

SV, ZAP

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.