Carro sem condutor da Google provoca pequeno (mas grande) acidente

O carro sem condutor da Google esteve envolvido num pequeno acidente – o primeiro causado por si, o que pode ter consequências sérias para o projecto do gigante tecnológico.

Após viajarem milhares de milhas sem terem causado qualquer acidente, um dos carros sem condutores da Google foi responsável pelo embate contra um autocarro municipal em Mount View, na Califórnia.

O acidente ocorreu a 14 de Fevereiro, Dia de S. Valentim. Não houve feridos nem grandes danos materiais, mas as consequências para o projecto da Google podem ser graves, já que, pela primeira vez, a empresa assume a responsabilidade pelo acidente.

Em cerca de uma dezena de ocasiões, tinham já ocorrido pequenos acidentes com os carros sem condutor da Google, mas sempre por culpa dos outros veículos envolvidos, conduzidos por humanos.

Neste caso, o Lexus da Google estava a desviar-se de um amontoado de sacos de areia na estrada quando embateu contra um autocarro.

A empresa explica, conforme cita a CNBC, que “o condutor de testes da Google viu o autocarro a aproximar-se, através do retrovisor esquerdo, mas acreditou que o autocarro pararia ou abrandaria para permitir que o carro Google prosseguisse”.

“Claramente, assumimos alguma responsabilidade, porque se o nosso carro não tivesse avançado, não teria havido colisão”, diz ainda a Google.

Estas explicações vêm comprovar a dificuldade tecnológica em lidar com as regras de civismo e de cortesia que, tantas vezes, são essenciais na condução.

Este foi apenas o primeiro dos muitos acidentes que o carro da Google deverá sofrer nas “complicadas” estradas que há por aí, vaticina o Bryant Walker Smith, investigador da Universidade da Carolina do Sul, nos EUA.

“Estas tecnologias ainda não estão prontas para uma gama alargada de condições de condução”, salienta em declarações divulgadas pela CNBC.

O professor lembra que o local onde ocorreu o acidente é “horrível” e que a Google está ainda “a tentar perceber como lidar com condições confusas como esta”.

SV, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.