//

Carnaval cancelado em várias cidades brasileiras

Por norma, o Brasil vive cinco dias de euforia desenfreada, uma festa da vida que chama ao país milhares de turistas, como uma romaria obrigatória pelo menos uma vez na vida. Mas este ano promete ser diferente.

Várias cidades brasileiras cancelaram os seus tradicionais desfiles de Carnaval. De acordo com jornais como o Financial Times ou o The Guardian, nem a crise mundial de 2008 assustou tanto os políticos e decisores brasileiros.

Entre as cidades em que já foram cancelados os desfiles contam-se Cabo Frio, Morretes, Irati, Lagoa Formosa, Porto Ferreira e Rolim de Moura.

As explicações para os cancelamento, assentam, antes de mais, na própria crise que o país atravessa, mas também no facto de os executivos municipais estarem a retirar apoio financeiro aos desfiles.

A decisão tem sido justificada com os baixos orçamentos de que dispõem – devido à queda das receitas em impostos – e com a necessidade de acorrerem a projectos mais “importantes” para a população.

Segundo o FT, estão nesta situação as cidades de Cássia, São Tomás de Aquino, São João Batista do Glória, Alpinópolis, Fortaleza de Minas, Passos e Lavras – e isto só no Estado de Minas Gerais.

A desculpa apresentada é a mesma: os fundos disponíveis tiveram de ser aplicados noutras áreas, como a Educação, Saúde ou Infraestruturas.

Em Porto Ferreira, por exemplo, a urgência estava na compra de uma ambulância.

A solução para o problema poderá estar num maior envolvimento do sector empresarial na organização dos tradicionais desfiles.

Mas a iniciativa privada é também uma das vítimas da crise que afecta o país – e parece certo que a folia de outros tempos terá em 2016 uma versão mais reduzida.

Bom Dia

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.