Cáritas lança campanha para ajudar refugiados

Ghith Sy / EPA

Evacuação de Aleppo

A Cáritas Portuguesa lançou uma campanha nacional para apoiar refugiados e as populações mais vulneráveis que se encontram no leste e sul da Europa.

Intitulada “Levo Calor aos Refugiados”, esta iniciativa pretende ajudar os refugiados que se encontram em condições inumanas, muitos correndo o risco de morrer por causa das baixas temperaturas que assolaram o continente.

Segundo uma nota da organização ligada à Igreja Católica, é urgente enviar donativos para que aquelas populações mais vulneráveis “possam adquirir lenha, ter acesso à eletricidade, comida e cobertores”.

“Durante a noite, as temperaturas baixam até aos -20ºC em algumas zonas. Milhares de refugiados dormem em barracas feitas de pano dos sacos que, outrora, levaram arroz ou farinha”, referiu Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa, citado no comunicado.

“Porque são tantos que nem todos cabem nessas barracas, muitos vivem ao relento, outros em campos ou edifícios abandonados e muitos não resistem a estas duríssimas condições. E as crianças na fragilidade das suas condições físicas? Levemos-lhes o calor do nosso donativo que é a expressão do calor do nosso coração”, declarou ainda o presidente da Cáritas Portuguesa.

Quem quiser colaborar na campanha, pode fazê-lo através da conta “Levo calor aos refugiados”, com o NIB 0033 0000 0109004015012 (Millennium BCP) ou através da entidade/referência 22222 nas redes de multibanco, até 31 de janeiro.

Em 2016, a Cáritas apoiou o Líbano durante o inverno com 25 mil euros, o que proporcionou aquecimento durante seis meses para 120 refugiados. A organização apoiou ainda a Síria com 13.600 euros para distribuição de roupas de inverno para 335 crianças refugiadas.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.