/

Capturado o maior traficante de droga do mundo

1

El chino antrax / wikimedia

EL Chapo, o maior traficante de droga do mundo

EL Chapo, o maior traficante de droga do mundo

O maior traficante de droga do mundo, o mexicano Joaquin Guzman, mais conhecido por “El Chapo”, foi capturado, este sábado, num hotel da cidade mexicana de Mazatlán.

Joaquín Archivaldo Guzmán Loera, ou “El Chapo“, nascido em Badiraguato, no México, em 1954, é o líder do cartel de Sinaloa, ou “Alianza de Sangre”.

El Chapo é considerado o maior traficante de droga do Mundo. Exportava cocaína, marijuana, heroína e metanfetaminas para os EUA, Europa e Ásia.

El Chapo evadiu-se da prisão de alta segurança de Jalisco, no México, em 2001. Em 2013 chegou a ser dado como morto.

Este sábado, dezenas de militares e agentes das forças especiais tomaram de assalto o hotel-condomínio de Mazatlán, um resort no México famoso pelo seu marisco, pelo surf e por ser paragem habitual de famosos traficantes de droga.

Após mais de uma dezena de tentativas frustadas de captura, desta vez El Chapo encontrava-se efectivamente no local e não conseguiu iludir as forças de intervenção, tendo sido capturado, algemado e levado de helicóptero para uma prisão de alta segurança no México.

DR LA Times

-

A operação decorreu sem que um só tiro tivesse chegado a ser disparado.

El Chapo foi considerado o segundo criminoso mais procurado do mundo. Depois da morte de Osama bin Laden, ‘El Chapo’ tornou-se o mais procurado do Mundo.

Os Estados Unidos ofereciam uma recompensa de até 5 milhões de dólares (3.6 milhões de euros) por informações que conduzissem à sua captura.

Desde a sua evasão, El Chapo tornou-se um mito, principalmente pelo estilo de vida exuberante, que não o impediu de escapar durante 13 anos a sucessivas tentativas de captura.

Normalmente cercado por um pequeno exército de 300 homens, reinou sobre um império bilionário que forneceu grande parte das drogas ilegais que entraram nos Estados Unidos na última década.

Segundo a revista Forbes, é o 701° homem mais rico do mundo, com uma fortuna estimada em mais de mil milhões de dólares.

ZAP

1 Comment

  1. quem sera o proximo chapo ou escobar ? muitos sistemas financeiros e governos estao mais viciados nesse dinheiro,que os toxicodependentes nas substancias narcoticas,nesta altura ja estao a preparar alguem para ocupar o lugar, existe um verdadeiro ecosistema paralelo que se alimenta desta desgraça,clinicas de reabilitaçao ( para os ricos )associaçoes ,fundaçoes, igrejas,medicos ,psicologos,terapeutas,cats,observatorios da toxicodepencia,politicos,emprezas particulares,seguradoras,etc etc ,ou seja se acabasem com essa desgraça de repente ,teriam milhares de pessoas no desemprego! por isso nao acaba! as coisas serao assim dificies como nos pintam ?!em qualquer cidade basta olhar para os arrumadores de carros,que quando juntam dinheiro suficiente,vao quase a correr ter com o traficante ,para mais uma dose,sera assim tao dificil chegar a eles ?ou exite a politica de arrancar a planta,mas deixar sempre para tras muitas sementes !!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.