Capa original de 1938 de Tintim vendida por 453 mil euros

DR Sotheby's

Capa do décimo aniversário da publicação "Le Petit Vigntième"

Capa do décimo aniversário da publicação “Le Petit Vigntième”

A prancha original de uma capa de 1938 da revista “Le petit Vingtième” que tinha como protagonista Tintim, criado por Hergé, foi vendida em Paris por 453 mil euros, anunciou a leiloeira Sotheby’s.

A capa, que comemorava o décimo aniversário da revista, e em que aparecia Tintim, bem como Milu, Quick, Flupke, Jo, Zette e Jocko, assim como um autorretrato do próprio Hergé, estava num lote dos 288 que estiveram a leilão, referiu um portavoz da Sothebys’s citado pela agência EFE.

O preço final ficou abaixo da estimativa inicial, que era, no máximo, de 480 mil euros.

No total, o conjunto desses lotes de banda desenhada – entre os quais havia muitos outros autores consagrados, como Enki Bilal, Moebius, Hugo Pratt ou Albert Uderzo – foi vendido por um total de 3,8 milhões de euros.

O segundo lote mais caro foi outra obra de Hergé, em concreto uma prancha do seu período preto e branco, em 1939, do álbum intitulado “Le Sceptre d’Ottokar“, adquirida por 327 mil euros, acima da estimativa de 270 mil euros.

Em terceiro ficou a capa de Corto Maltese, “Les Celtiques”, publicada por Hugo Pratt em 1980, e que as várias ordens de compra fez subir o preço até aos 315 mil euros, quando os especialistas tinham calculado um preço de 240 mil euros.

Outra das estrelas da sessão foi uma página original desenhada por Albert Uderzo para “Asterix, la grande traversée“, publicada em 1975, que se vendeu por 243 mil euros, disparando muito acima dos 155 mil euros estimados.

A Sotheby’s destacou que neste leilão, o segundo de banda desenhada organizada pela leiloeira em Paris – a primeira foi em julho de 2012-, bateram-se cerca de uma dúzia de recordes mundiais.

O mais elevado desses recordes foi uma prancha original de Winsor McCay de 1907 da sua série “Little Nemo“, adjudicada por 50 mil euros.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.