//

Canadá concedeu asilo à família de Aylan Kurdi

Dogan News Agency / EPA

Aylan Kurdi, o menino sírio afogado numa praia turca

Aylan Kurdi, o menino sírio afogado numa praia turca

O Canadá concedeu asilo à família do menino sírio que morreu afogado numa praia turca e cuja imagem correu o mundo, noticiou hoje a televisão CBC.

A tia do pequeno Aylan Kurdi, Tima Kurdi, que vive perto de Vancouver, disse que as autoridades de imigração canadianas a informaram sobre a “aprovação” do estatuto de refugiado para o tio de Aylan, mulher e cinco filhos.

O Canadá vai iniciar na próxima semana uma ponte aérea para receber 10 mil refugiados sírios até final de dezembro e mais 15 mil em janeiro e fevereiro.

A fotografia de Aylan Kurdi, de três anos, morto sobre a areia de uma praia na Turquia, tornou-se viral no mundo inteiro, provocando uma onda de indignação e consternação.

A imagem de Aylan na praia tornou-se um símbolo do drama dos refugiados.

Além de Aylan Kurdi, a sua mãe e irmão, de cinco anos, também morreram afogados durante a tentativa de travessia do Mediterrâneo.
O pai, o único sobrevivente, regressou à Síria para enterrar a família.

Desde o início do ano, mais de 300 mil migrantes e refugiados tentaram chegar à Europa através do Mediterrâneo e 2.440 faleceram durante o percurso, segundo os números anunciados no final de agosto por Guterres.

Mais de 2.600 pessoas morreram em 2015 a tentar atravessar o Mediterrâneo em direção à Europa.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.