/

Campanha usa limões para alertar para os sintomas do cancro da mama

(dr) Worldwide Breast Cancer

A campanha "Know Your Lemons", que alerta para os sintomas do cancro da mama

A campanha “Know Your Lemons”, que alerta para os sintomas do cancro da mama

Uma caixa com vários limões é a protagonista de uma campanha sobre cancro da mama que se está a tornar viral nas redes sociais e que pode ajudar a salvar muitas mulheres.

“Estou a sentir um caroço? Devo preocupar-me com esta ondulação na minha pele? O que exatamente estou a tentar sentir?” Estas eram algumas das perguntas e preocupações de Corrine Beaumont sempre que fazia um auto-exame aos seios.

Tal como ela, muitas outras mulheres têm as mesmas dúvidas, por isso, a jovem designer decidiu criar a campanha “Know Your Lemons” (“Conheça os Seus Limões” em tradução para português).

Apesar de a campanha ter sido criada em 2003, nos últimos dias tornou-se viral nas redes sociais graças à partilha feita pela norte-americana Erin Smith Chieze.

Erin foi diagnosticada com cancro em estágio avançado depois de descobrir que tinha uma “covinha” na mama. Isso só foi possível porque viu a fotografia dos limões.

“Se não tivesse visto, por acaso, uma fotografia com informação verdadeira, não saberia o que procurar”, afirmou.

Metáfora dos seios

Corrine perdeu as duas avós por causa de um cancro da mama, aos 40 e 62 anos de idade.

A designer quis usar os limões como uma metáfora para os seios, uma forma de tentar mostrar de forma simples e até “divertida” os sintomas desta doença.

“Algumas pacientes não querem falar sobre os seus seios ou olhar para eles”. Além disso, “as mulheres usadas nas campanhas de combate à doença não parecem gente comum”, afirma.

A campanha já está a ser adotada em países como os Estados Unidos, Espanha, Turquia, Líbano e foi traduzida para 16 idiomas.

Atualmente, Corrine deixou o emprego e fundou a ONG Worldwide Breast Cancer.

Números

O cancro da mama é o mais comum e o que mais mata mulheres em todo o mundo. Existem vários tipos, sendo que alguns evoluem de forma rápida e outros nem tanto.

Uma análise recente da ONG britânica Breast Cancer Care, com mil participantes, descobriu que um terço normalmente não examina os seios de forma regular.

Enquanto 96% sabem que um caroço na mama pode ser um sinal, mais de um quarto não sabia que um mamilo invertido pode ser considerado um sintoma.

Um caroço ou uma área do seio em que a pele está mais grossa são os sintomas mais comuns notados pelas mulheres, de acordo com o serviço de saúde britânico (NHS).

ZAP // BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.