/

Campanha anti-corrupção na China atingiu a cúpula do poder

天下文章一大抄 / Wikimedia

Congresso do Partido Comunista da China

Congresso do Partido Comunista da China

A campanha anti-corrupção na China deu um histórico passo em frente hoje, com o anúncio da prisão do antigo chefe da Segurança Zhou Yongkang, considerado até há pouco tempo um dos homens mais poderosos do país.

Zhou Yongkang, 72 anos, é o primeiro ex-membro do Comité Permanente do Politburo do Partido Comunista Chinês (PCC) preso por corrupção desde a fundação da República Popular da China, em 1949.

Em julho passado, a Comissão Central de Disciplina do PCC anunciou que estava a investigar Zhou Yongkang, mas especulava-se sobre se a atual liderança teria força para enviar o caso para as instâncias judiciais e processá-lo criminalmente.

“A Suprema Procuradoria Popular abriu uma investigação sobre os suspeitos crimes de Zhou Yongkang e decidiu prendê-lo de acordo com a lei”, anunciou a agência noticiosa oficial chinesa Xinhua esta madrugada.

O Comité Permanente do Politburo do PCC, composto apenas por sete elementos e liderado pelo secretário-geral do partido, o cargo político mais importante do país, é a cúpula do poder na China.

Durante os cinco anos em que fez parte daquele órgão, até novembro de 2012, Zhou Yongkang supervisionou o aparelho de Segurança da China, incluindo policia e tribunais. Diz-se que dispunha de um orçamento superior ao das Forças Armadas.

SFT HQ / Flickr

Campanha de uma organização de direitos humanos pela detenção de Zhou Yongkang, 72 anos, ex-membro do Comité Permanente do Politburo do Partido Comunista Chinês

Campanha de uma organização de direitos humanos pela detenção de Zhou Yongkang, 72 anos, ex-membro do Comité Permanente do Politburo do Partido Comunista Chinês

Zhou Yongkang aderiu ao PCC em 1964 e fez grande parte da sua carreira no setor petrolífero, um dos mais ricos monopólios estatais.

Antes de chegar ao topo do poder, dirigiu a organização do Partido na província de Sichuan, no sudoeste da China, e foi ministro da Segurança Pública.

Dezenas de antigos colaboradores e familiares de Zhou Yongkang, entre os quais um filho, Zhou Bin, foram presos ao longo deste ano.

Zhou Yongkang “abusou do seu poder para ajudar familiares, amantes e amigos a obter grandes lucros em negócios que causaram graves prejuízos ao património do estado”, revela a Xinhua, citando conclusões da investigação feita pela Comissão Central de Disciplina do PCC.

Yongkang é acusado de ter aceite “elevados subornos” e de “revelar segredos do Partido e do país”.

Como outros lideres afastados por corrupção e abuso do poder, Zhou Yongkang foi também acusado de “adultério com um certo número de mulheres” e de ter “trocado o poder por sexo e por dinheiro”.

O combate à corrupção, considerado “uma luta de vida ou de morte” para assegurar a credibilidade do PCC e a sua permanência no poder, tem sido uma prioridade desde que o atual presidente, Xi Jinping, assumiu a chefia do Partido, há dois anos.

Xi Jinping prometeu “combater tanto as moscas como os tigres“, numa alusão aos altos quadros do PCC que durante muito tempo pareciam agir com total impunidade.

Um ex-vice-presidente da Comissão Militar Central, o general Xu Caihuo, e dezenas de outros quadros dirigentes já foram presos.

A atual liderança chinesa insiste que “ninguém está acima da lei”, tentando contrair a generalizada ideia de que “o primado da lei” ainda não é a regra e que em muitos aspetos “a China é governada por homens e não pelas leis”.

Xi Jinping, entretanto, está a emergir como um dos mais fortes líderes chineses das últimas décadas. Já lhe chamaram “Imperador Xi” e “Presidente Imperial”.

A corrupção, na China, é um dos crimes punidos com a morte, mas nos casos mais graves julgados recentemente a pena capital tem sido substituída por prisão perpétua.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.