Câmara de Paris apresenta queixa contra Fox News por informações do atentado

1

docsearls / Flickr

Paris

Paris

A Câmara de Paris vai apresentar queixa contra a cadeia televisiva norte-americana Fox News, a propósito das afirmações sobre a alegada existência de zonas muçulmanas na capital gaulesa onde o direito francês não se aplica.

Estas afirmações foram feitas na antena da estação televisiva no seguimento dos atentados ocorridos em Paris, designadamente contra o jornal satírico francês Charlie Hebdo e num supermercardo judaico, que fizeram 20 mortos, entre os quais os três terroristas.

“Vai ser apresentada uma queixa nos próximos dias”, informou fonte da autarquia, apontando a descrição “errada” de bairros da capital como “muito perigosos” pela Fox News.

A decisão ainda não foi tomada quanto ao sítio da apresentação da queixa, se em Paris, se nos EUA.

A cidade de Paris registou as desculpas da estação televisiva, adiantou a mesma fonte, mas tenciona prosseguir com a queixa.

“Fomos insultados”, disse a presidente da Câmara, interrogada pela CNN, a propósito da visita do seu homólogo nova-iorquino à sua cidade. Anne Hidalgo disse que a Fox News tinha “prejudicado a imagem [de Paris], ao divulgar informações falsas“.

Questionado pela AFP, o vice-presidente da Fox News, Michael Clemente, exprimiu a sua “solidariedade com os franceses no momento em que estão em vias de recuperar e retomar uma vida normal”, mas adiantou que considerava “deslocadas” as afirmações de Hidalgo.

A Fox News já fez pedidos de desculpas depois de ter difundido afirmações de comentadores que garantiam que existiam zonas de não-direito, interditas aos não-muçulmanos na Europa, feitas em antena depois dos ataques mortíferos em Paris.

Um comentador e uma jornalista da cadeia disseram que existiam, designadamente em França e no Reino Unido, essas zonas.

O jornalista da Fox News Nolan Peterson, apresentado como perito, repetiu estas alegações sobre Paris, apresentando um mapa da capital francesa, delimitando bairros onde garantia que a polícia não entrava.

Em 11 de janeiro, o comentador Steven Emerson declarou em estúdio, a propósito do multiculturalismo da sociedade britânica, que no Reino Unido, “há cidades inteiras como Birmingham que são totalmente muçulmanas, onde os não-muçulmanos simplesmente não vão”.

Em reação, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, tratou Steven Emerson como “um perfeito idiota“.

/Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.