//

Calor do Inverno em França só deixou neve para os turistas

jamescrook / Flickr

A estância de esqui da Val Thorens, nos Alpes franceses

A estância de esqui da Val Thorens, nos Alpes franceses

As temperaturas atípicas neste início de inverno levaram três estâncias de esqui em França a pedir aos habitantes locais para não esquiar e dar prioridade aos turistas.

A pouca neve nas estações francesas de Val Thorens – Les Menuires e Saint Martin de Belleville, na região da Saboia, já provocou uma descida de 15% nas reservas. A época natalícia é importante para a economia local, que depende do esqui.

Por isso, foi pedido aos praticantes de esqui da região que cedam as pistas aos turistas.

A opinião entre os residentes locais divide-se.

Alguns mostram-se muito pouco satisfeitos com este pedido. “Acho isto ridículo. É como pedir aos parisienses que durante o natal não conduzam nas ruas mais importantes para que os turistas o possam fazer”, diz um residente.

Há lugar para toda a gente. Os residentes que esquiam aqui…sim, esquiam depressa, mas sabem o que fazem. Por isso não há problema”, acrescenta outro habitante local.

Outros dizem compreender. “A região vive do esqui. Por isso, sim, podemos deixar as pistas para os turistas”, diz um empregado de mesa.

“Tenho quatro, talvez cinco meses para esquiar. Há turistas que só vêm cá uma semana. Por isso, deixem-nos aproveitar”, afirma um praticante de esqui.

Os turistas apreciam o gesto. “Parece-me uma boa ideia. Os habitantes locais têm mais facilidade em esquiar e também mais oportunidades para o fazer”, diz um turista.

No último inverno, as estâncias de França foram consideradas as melhores do mundo, ficando à frente dos Estados Unidos e da Áustria.

Um título que os franceses temem perder, se continuar a não haver neve suficiente.

Bom Dia

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.