Caixabank e Santander sondados para comprar Novo Banco

Os bancos espanhóis Caixabank e Banco Santander foram contactados pelo Banco de Portugal para avaliar o seu interesse no novo processo de venda do Novo Banco.

Segundo o jornal Expresso, as duas entidades espanholas serão os candidatos mais fortes a adquirir o Novo Banco, pelo que o regulador português “iniciou uma série de contactos informais” no início do ano.

O processo de venda de Novo Banco foi relançado em janeiro, depois de o primeiro concurso ter sido suspenso, em setembro.

Desde então a imprensa tem dado como favoritas à aquisição do Novo Banco várias entidades entidades espanholas, entre as quais o Banco Santander, o Caixabank, o Banco Popular e o BBVA.

O Novo Banco foi criado em agosto de 2014, na sequência da medida de resolução do Banco Espírito Santo, para agrupar os ativos “saludáveis” do BES.

Terceira maior do país entidade bancária do país, o “banco bom” foi recapitalizado com um crédito público de 3.900 milhões de euros e mais 1.000 milhões fornecidos pelo resto de bancos portugueses.

A par do processo de venda em curso, surgiram esta semana várias vozes, entre as quais a do antigo presidente do banco, Vítor Bento, a lançar a possibilidade de nacionalizar o Novo Banco em vez de o vender – opção que é apoiada pelos partidos à esquerda do PS.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.