/

Butão celebra nascimento do príncipe plantando 108 mil árvores

TGP

Butão celebra nascimento do príncipe com 108 mil árvores

Butão celebra nascimento do príncipe com 108 mil árvores

O primeiro filho do rei Khesar e da rainha Jetson, nascido em fevereiro, levou 82 mil butaneses a plantar uma árvore, enquanto voluntários plantaram outras 26 mil mudas – somados dão o total de 108 mil árvores – em diversos distritos do país.

“Cada árvore foi feita com um pedido para o novo príncipe para que, assim como a planta, o menino cresça saudável, forte, sábio e compassivo”, explica Tensin Lekphell, que coordenou a iniciativa através da organização Tendrel, citado pela publicação asiática The Diplomat.

As árvores são muito valiosas no Butão, onde a principal religião é o Budismo. “No budismo a árvore é provedora e simboliza longevidade, saúde, beleza e compaixão”, explica Tensin.

O Butão, cuja Constituição afirma que pelo menos 60% do território do país deve conter árvores, quer ser o primeiro a tornar agricultura 100% orgânica até 2020.

O Ministro de Turismo aproveitou a ocasião para inaugurar o “Jardim da Felicidade” na capital do país e pede aos turistas que plantem “árvores da felicidade”, com o objetivo de ter um representante de todos os países do mundo.

A monarquia é muito popular entre os butaneses, que só em 2008 teve uma abertura democrática, quando o Rei Singye passou o trono para seu filho Khesar.

O país é conhecido pela sua forma de medir felicidade, dando prioridade à qualidade de vida em vez de índices económicos tradicionais.

The Greenest Post

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.