Polícia francesa faz buscas no Parlamento por alegado emprego fictício da mulher de Fillon

Etienne Laurent / EPA

Penelope e François Fillon

Penelope e François Fillon

As autoridades francesas estão a efetuar buscas na Assembleia Nacional francesa no âmbito do inquérito à contratação de Penelope Fillon como assessora parlamentar do marido, François Fillon.

De acordo com uma fonte da Reuters, as buscas estão a realizar-se no gabinete de Fillon, deputado por Paris, mas também num anexo daAssembleia Nacional Francesa, onde se situam os serviços administrativos.

O candidato da direita às presidenciais francesas e a sua mulher Penelope foram interrogados esta segunda-feira pela procuradoria anticorrupção e fraude, durante mais de cinco horas, no âmbito do inquérito por uso indevido de fundos públicos, informou uma fonte próxima da investigação.

O inquérito foi desencadeado na semana passada por uma notícia do jornal satírico “Le Canard Enchaîné”, segundo a qual Penelope Fillon terá “recebido cerca de 500 mil euros brutos” em oito anos na qualidade de assessora parlamentar do marido, apesar de nunca ter exercido essas funções.

A mulher de Fillon também terá sido assistente literária no título La Revue des Deux Mondes, uma publicação detida por Marc Ladreit de Lacharrière, um empresário próximo do ex-primeiro-ministro durante a Presidência de Nicolas Sarkozy (2007-2012).

O caso já ficou conhecido como Penelopegate.

Fillon, que insiste que os empregos de Penelope não foram fictícios e que a sua mulher efetuou os trabalhos para que foi contratada, afirmou que está a ser vítima de um ataque para travar a sua possível eleição para o Eliseu (sede da Presidência francesa). E referiu entretanto que só irá renunciar da candidatura se for acusado.

A fonte judicial citada pela agência noticiosa francesa AFP não acrescentou mais pormenores sobre o interrogatório do casal Fillon.

Segundo a estação de televisão BFMTV, Fillon e a mulher foram ouvidos, em separado, na sede da polícia financeira em Nanterre, nos arredores de Paris.

Antes de ouvir o casal Fillon, a polícia financeira francesa interrogou, na sexta-feira, Michel Crépu, ex-diretor da La Revue des Deux Mondes, e a jornalista Christine Kelly, biógrafa de François Fillon.

Na segunda-feira de manhã, as autoridades judiciais ouviram também o empresário Marc Ladreit de Lacharrière.

François Fillon, primeiro-ministro durante a Presidência de Nicolas Sarkozy (2007-2012), é um dos favoritos às presidenciais de abril e maio de 2017 e as sondagens colocam-no como provável adversário da líder da extrema-direita, Marine Le Pen, na segunda volta.

A primeira volta das eleições presidenciais francesas realiza-se a 23 de abril deste ano. Caso seja necessária uma segunda volta, o escrutínio realiza-se em maio.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.