Bruxelas diz que ainda há “grandes diferenças” sobre esboço do Orçamento

0

European Parliament / Flickr

Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia

Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia

A Comissão Europeia alerta que continuam a existir “grandes diferenças” nas discussões com o Governo português sobre o projeto de Orçamento de Estado para 2016, e anunciou esta segunda-feira que o assunto será discutido amanhã pelos comissários.

“Está de facto a ser trocada informação, o processo prossegue e permanecem grandes diferenças. Estamos a trabalhar com o Governo português para aproximar as posições. O colégio vai discutir esta questão amanhã”, afirmou Annika Breidthardt, porta-voz para os Assuntos Económicos, referindo-se ao Colégio de Comissários de todos os países que compõem o órgão comunitário.

O esboço do plano orçamental enviado pelo Governo a Bruxelas a 22 de janeiro vai ser, assim, discutido na reunião semanal do colégio da Comissão Europeia, que esta semana se realiza em Estrasburgo, França.

A 27 de janeiro, a Comissão Europeia enviou uma carta ao Ministério das Finanças, liderado por Mário Centeno, a solicitar informações adicionais e a questionar porque é que o plano apresentado pelo Governo prevê uma redução do défice estrutural em 0,2 pontos percentuais, apenas um terço do recomendado em julho.

No dia seguinte, 28 de janeiro, uma equipa de técnicos da Comissão Europeia chegou a Lisboa para trabalhar com Mário Centeno no sentido de aproximar as posições, prevenindo assim um eventual parecer negativo de Bruxelas ao projeto orçamental.

No quadro do regulamento do semestre europeu de coordenação de políticas económicas, a Comissão Europeia pode vir a solicitar a um Estado-membro que elabore um plano orçamental revisto, caso considere que o projeto enviado apresenta “risco grave” de incumprimento das regras do Pacto de Estabilidade e Crescimento (PEC).

Uma vez avaliado o projeto orçamental e emitido o parecer de Bruxelas, este será então analisado pelo Eurogrupo, a reunião dos ministros das Finanças da zona euro.

ZAP

7 COMENTÁRIOS

  1. Mas ainda ninguém percebeu que o costa anda a comprar votos!!!
    Agora anda a dar, a dar….daqui a uns tempos quando tiver de tirar, o governo cai.
    Depois fará o papel de vítima, que ele bem tentou…mas não o deixaram…
    Ah valentes!!! Aceleramos rumo ao 4.º resgate.

  2. Estes montes de mer… deviam era ver o que os Políticos tem feito nos últimos anos e não quererem mais cortes ao povo, tudo a mesma gamela, ainda a gente que acha que a Europa é boa.

  3. Já se começa a falar em novos aumentos de impostos sem se saber quais, até agora já foram alguns, agora vamos ver o que isto vai dar porque omeletes sem ovos ninguém conseguiu fazer até agora, alguém irá engolir uns bons sapos resta saber quem.

RESPONDER

Afonso Dias, condenado pelo rapto de Rui Pedro

Caso Rui Pedro: Afonso Dias poderá sair da prisão em breve

Afonso Dias cumpre no próximo mês de março dois terços da pena a que foi condenado, podendo sair em liberdade condicional já nos próximos dias. Depois de dois anos preso na cadeia de Guimarães, Afonso Dias …

-

Venda do Novo Banco avança com os norte-americanos do Lone Star

O fundo norte-americano Lone Star foi o escolhido pelo Banco de Portugal para a compra do Novo Banco. O supervisor anuncia, nesta segunda-feira, o arranque das "negociações exclusivas". "O Banco de Portugal decidiu seleccionar o potencial …

Donald Trump com o seu vice-presidente, Mike Pence.

Mike Pence assegura em Bruxelas que EUA vão manter cooperação com UE

O vice-presidente norte-americano assegurou esta segunda-feira, em Bruxelas, que a administração de Donald Trump tem o "forte compromisso" de prosseguir a cooperação com a União Europeia, porque EUA e Europa "partilham os mesmos valores". "Hoje é …

António Domingues, o ex-presidente da Caixa Geral de Depósitos

"Domingues está mortinho por mostrar SMS de Centeno"

O futuro de Mário Centeno está nas mãos do ex-presidente da Caixa Geral de Depósitos (CGD), António Domingues. É Marques Mendes quem o diz, salientando que o ex-gestor do banco público está "mortinho por mostrar …

-

Detidos dois dos reclusos que fugiram da prisão de Caxias

Dois dos três reclusos que fugiram do estabelecimento prisional de Caxias, Oeiras, foram detidos em Madrid, no domingo, com documentos de identificação falsos, disse à Lusa fonte da polícia nacional espanhola. A mesma fonte adiantou que …

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

Coreia do Norte desconfia da investigação malaia à morte de Kim Jong-nam

O embaixador de Pyongyang na Malásia disse esta segunda-feira que a Coreia do Norte não pode confiar na investigação da polícia malaia à morte do meio-irmão do seu líder, após ser convocado pelo Governo de …

-

Deco quer retirar do mercado pinturas faciais do Carnaval

A associação de defesa do consumidor revelou esta segunda-feira que há pinturas faciais para crianças à venda com ingredientes que provocam alergias ou irritações na pele. A Deco anunciou também que vai denunciar a ausência de …

Orangotango bebê

Beijos de orangotangos podem guardar segredo da origem da fala humana

Uma equipa de cientistas afirma ter começado a desvendar segredos da origem da fala humana através da análise dos sons dos "beijos" emitidos pelos orangotangos. Uma das revelações do estudo, realizado na Universidade de Durham, no …

-

Peugeot-Citroën vai pagar 2 mil milhões pela Opel

A compra da Opel pela PSA, um negócio avaliado em 2000 milhões de dólares, será fechado esta semana e anunciado oficialmente na quinta-feira, quando o grupo que controla a Peugeot e a Citroen apresentar os …

-

Astrónomos querem que a Lua passe a ser um planeta

Alan Stern, principal investigador da missão New Horizons da NASA em Plutão, juntamente com cinco colegas, pretende reescrever a definição de "planeta". Segundo o The Times, uma das principais alterações que o grupo de cientistas quer introduzir …