/

Britânico detido por homicídio de bloggers ateus

1

mukto-mona.com

Avijit Roy e Ananta Bijoy Das, bloggers do Bangladesh assassinados por radicais islâmicos

Avijit Roy e Ananta Bijoy Das, bloggers assassinados no Bangladesh por radicais islâmicos

As forças de segurança do Bangladesh detiveram hoje três homens, suspeitos de serem militantes islâmicos. um dos detidos é um cidadão britânico que a polícia diz ter sido o ‘cérebro’ por detrás do homicídio de dois conhecidos ‘bloggers’ ateus.

Um porta-voz do RAB, o Batalhão de Resposta Rápida da polícia local, informou que Touhidur Rahman, de 58 anos, foi detido, e que dois outros “membros ativos” da Ansarullah Bangla, organização banida em maio após uma série de assassinatos de ‘bloggers’.

“Detivemo-los hoje na capital. Podemos confirmar que Touhidur Rahman é um cidadão britânico de origem bangladeshiana”, revelou Maksudul Alam, o porta-voz do RAB, à AFP.

“Foi Touhidur Rahman quem planeou os ataques contra os bloggers Avijit Roy e Ananta Bijoy Das”, revelou Alam.

Os escritores ou bloggers que defendem o secularismo  no Bangladesh e a separação entre a religião e a política têm sido alvo de organizações extremistas islâmicas, que pretendem a instauração de um estado baseado na Sharia, o “direito islâmico”.

A primeira vítima desta série de atentados foi Avijit Roy, fundador do Mukto Mana, site que se opunha ao fundamentalismo religioso.

Roy foi assassinado em Fevereiro quando regressava a casa com a mulher, vindo de uma feira do livro.

Washiqur Rahmad, escritor laico que se revoltou nas redes sociais contra o assassínio do fundador do ‘Mukto Mana’, foi assassinado em Março.

Ananta Bijoy Das, blogger ateu de 33 anos que defendia o secularismo e escrevia para o ‘Mukto Mana’, foi assassinado em Maio, quando se dirigia ao banco, por quatro homens com catanas e com as caras tapadas.

Em declarações à Reuters, horas antes da morte de Bijoy Das, a viúva de Roy, Rafida Bonya Ahmed, tinha classificado o assassinato do marido como um “acto de terrorismo global”.

ZAP / Lusa

 

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.