/

Brexit à frente com mais de metade dos círculos eleitorais apurados

O apoio ao ‘Brexit’ estava à frente no referendo sobre a saída ou permanência do Reino Unido na União Europeia quando estavam apurados os resultados em 200 de 382 círculos eleitorais.

Os primeiros resultados do referendo sobre a saída ou permanência do Reino Unido da União Europeia revelam uma votação renhida, com resultados próximos, que vão oscilando entre o campo do ‘Brexit’ e do ‘Bremain’.

Depois de apurados os resultados em 200 de 382 círculos eleitorais, o Brexit – a saída do Reino Unido da União Europeia – liderava com 51,7% das preferências (7,8 milhões de votos) e a permanência na UE com 48,3% (7,3 milhões de votos).

Após serem contados 15 círculos eleitores, de um total de 382, os resultados colocavam a saída da União Europeia à frente, com 51,5%, e a permanência com 48,5% – o nordeste de Inglaterra mostrava-se mais favorável ao ‘Brexit’ e a Escócia pendia para o ‘Bremain’.

No entanto, pouco depois, já com 68 colégios eleitorais apurados, os resultados davam vantagem à permanência na União Europeia, com 51%, com os adeptos da saída estimados em 49%.

A saída britânica da União Europeia obteve a primeira vitória na cidade de Sunderland, nordeste da Inglaterra, onde, segundo os resultados finais, 61% votaram a favor da saída, enquanto 39% votaram contra.

Nigel Farage antecipa vitória do Brexit

O ‘eurófobo’ Nigel Farage, líder do Partido da Independência do Reino Unido, UKIP, antecipou já a “vitória” dos partidários da saída da União Europeia no referendo.

Nigel Farage, que horas antes, no início da contagem dos votos, tinha admitido que os partidários da permanência na União Europeia iriam vencer, disse numa declaração a jornalistas quando estavam contados metade dos votos que o povo britânico vai conseguir separar-se da UE “sem disparar uma única bala”.

“Vamos livrar-nos do hino, da bandeira, de Bruxelas e de tudo o que está errado. O dia 23 de junho será o dia da independência“, proclamou Farage, notório pelas suas posições anti-imigração.

Primeiros resultados fazem cair bolsa de Tóquio e desvalorizar libra

Os primeiros resultados do referendo britânico sobre a saída ou permanência na União Europeia, que apontam para uma votação renhida, fizeram cair a bolsa de Tóquio e levaram à desvalorização da libra.

Por outro lado, nas casas de apostas, onde a permanência do Reino Unido na União Europeia ‘vencia’, o ‘brexit’ passou a ganhar terreno depois de serem conhecidos os primeiros resultados do referendo e é na saída que agora a maioria dos apostadores coloca o seu dinheiro.

O índice Nikkei da bolsa de Tóquio abriu hoje a subir, mas mudou de direção e caiu cerca de 3% perante a incerteza do resultado do referendo.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.